quarta-feira, 15 de maio de 2013

"NÃO BASTA SER BOM, AS PESSOAS PRECISAM SABER QUE VOCÊ É BOM"


"Não basta ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom", sobre marketing para personal trainer
Para lidar com a concorrência é preciso saber desenvolver uma boa estratégia de marketing pessoal


Essencial para as empresas e profissionais, as estratégias de marketing devem ser adotadas no dia a dia do personal trainer para poder divulgar os seus serviços em um ambiente cada vez mais competitivo. "Como diz o ditado: 'não basta ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom'", conta o Prof. Cauê La Scala Teixeira (www.caueteixeira.com.br), chefe da seção de avaliação física da prefeitura de Santos (SP), docente universitário e personal trainer.

Dessa forma, usar estratégias de marketing pessoal ajuda a criar e firmar a imagem do profissional, se destacando no mercado. "O conceito de marketing que se aplica ao personal trainer é o marketing pessoal, que é voltado para a pessoa, a fim de que sua imagem seja consolidada e se torne um patrimônio, é a individualização do marketing", ensina Teixeira.

"Acredito que, no dia a dia, o atendimento do profissional e sua aparência já fazem parte do seu marketing. Não adianta ter camiseta, cartão bonitinho e não atender bem. Ele precisa ainda acreditar e viver o que passa aos alunos para ter credibilidade, senão ele até vende, mas não consegue manter o cliente", fala Gabriel Baú (
http://gabrielbau.com.br/), personal trainer de Londrina (PR).

Cresça e apareça

Antes de criar uma estratégia de marketing para apresentar e difundir seus serviços, o personal trainer precisa definir quem é o seu público-alvo e deve conhecer seus objetivos e necessidades. Quanto mais informações ele conseguir, mais certeira vai ser a sua estratégia para difundir sua modalidade de serviço, chamar a atenção desses possíveis alunos e para persuadi-los sobre a superioridade do seu trabalho.

Teixeira lembra que o serviço do personal trainer requer um investimento financeiro maior do aluno quando comparado aos valores de uma academia convencional e, para poder competir com os preços mais baixos, usa-se o marketing pessoal como uma ferramenta de persuasão sobre as vantagens dessa modalidade de serviço. "E o conceito de marketing não se refere apenas à captação, mas também à fidelização de clientes. Assim, o marketing pessoal deve ser uma estratégia contínua e não pontual", afirma o professor de Santos.

Recorrer à literatura científica para conhecer o perfil do público-alvo e suas necessidades é uma das opções do personal trainer, que tem ainda como possibilidades realizar pesquisas entre os alunos e prospectos, usar ferramentas das redes sociais para descobrir qual é o perfil de quem visita sua página ou até mesmo investir na terceirização do serviço. Ao conhecer o seu público-alvo, pode-se então desenvolver estratégias de comunicação para poder chegar nessas pessoas e atender seus anseios.

"Eu foquei muito na internet, porque percebi que é um meio de atingir as pessoas e chegou um ponto em que percebi que precisava me profissionalizar mais e, como não tinha tempo, contratei um jornalista especializado em mídias sociais e uma designer para cuidarem da minha página", conta Baú que viu sua clientela aumentar com apenas três semanas do advento da terceirização. "O pessoal gosta de saber o que a gente faz. Eles acham que a gente só come frango e batata, é meio robô, e eu costumo postar coisas que gosto de comer, porque quero atingir o público feminino e as pessoas que querem emagrecer", explica.

Cuidados pessoais


Cauê lembra que antes de divulgar os serviços é preciso cuidar da imagem que será divulgada e vinculada à sua marca. Dessa forma, é preciso adotar cuidados pessoais básicos: "vista-se para ser visto! Cuidados com a higiene pessoal nunca são exagero. Assim, mantenha cabelos cortados, barba feita, unhas limpas etc. Saiba balancear suas atitudes, sendo sério, mas brinque ao mesmo tempo, seja profissional, mas humano. Evite exposições desnecessárias, pois devemos lembrar que 'professor é professor 24 horas' e a sociedade enxerga dessa forma e, na posição de professor, sempre estaremos servindo de exemplo pra alguém, mesmo que não saibamos".

Depois é hora de investir na comunicação e aí vale apostar em cartões de visita; anúncios em jornais e revistas; publicações de livros, artigos e matérias; camisetas e objetos personalizados; sites; blogs; e-mail marketing; redes sociais etc. Este último veículo é, inclusive, uma das grandes ferramentas gratuitas que podem ser aproveitadas pelos personal trainers, mas que requer cuidados para divulgar sua marca para um grande número de pessoas sem ser maçante e sem correr o risco de "queimar" a própria imagem com um post indevido.

O professor de Santos lembra que é preciso prestar atenção em alguns itens para não ter um efeito negativo nas redes sociais, como:
- escrever o português correto;
- evitar gírias e palavrões;
- evitar postar fotos e vídeos em situações comprometedoras;
- evitar fazer parte de grupos ou comunidades que possam ser mal-interpretadas;
- cuidado com a marcação de amigos.

"Sou muito polêmico e falo sempre a verdade. Quem me conhece acha bacana porque não engano ninguém, mas pra quem ainda não sabe quem eu sou, às vezes me acha grosso. Sofro bastante com isso, mas não deixo de falar a verdade pro cliente", diz Baú, que destaca que é preciso tomar cuidado ainda com a linha tênue entre o pessoal e o profissional. Assim, o personal trainer pode até brincar, ir em festa de aluno, mas sempre com o cuidado de manter a sua postura e a sua imagem e sem exigir do cliente o que cobra nas aulas.

O personal trainer de Londrina tem usado a internet agora, inclusive, para prescrever treinos e diz que vai lançar uma espécie de reality show: "vamos pegar uma pessoa que não treina e acompanhar durante oito semanas, com alimentação saudável, suplementação e treinamento certo, para mostrar que é possível alcançar bons resultados". Além disso, ele tem apostado no treinamento online, prescrito pelo Skype e que barateia a hora/aula, além de poder ser aplicada em alunos de todo o mundo.

O envio de e-mail marketing também é interessante e eficaz, mas é preciso atenção para que eles sejam informativos (sobre saúde, atividade física, nutrição etc) para que o aluno associe a imagem do personal à informações interessantes e positivas, fazendo-o ganhar credibilidade. E é importante deixar ao aluno a opção de não receber os e-mails, caso seja sua vontade. Afinal, a intenção é ganhar destaque positivo e não ganhar fama de impertinente.

"No entanto, vale ressaltar que pesquisa recentemente, divulgada por Matias (2013), identificou que a maioria dos clientes de personal training são conquistados por meio de indicação de outros clientes do mesmo profissional. Assim, percebe-se que nesse segmento, o boca-a-boca é fundamental", orienta Teixeira.

Cliente satisfeito, então é uma das chaves do sucesso do profissional e aí, além do conhecimento técnico, é preciso lançar mão do lado humano, cativando o aluno por meio do bate-papo, das informações sobre objetivos e resultados, ouvindo o aluno e suas necessidades.

Mensuração de resultados


"O marketing só será bem sucedido se contribuir para o aumento da clientela do profissional ou, pelo menos, para o aumento da procura pelo seu serviço", diz Teixeira, que, em junho, vai lançar o livro "Marketing Pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso", pela Phorte Editora, durante a Convenção Fitness Brasil Internacional, em sua cidade.

Uma das maneiras de mensurar os resultados da estratégia adotada está no fluxo de clientes ou ainda perguntar aos alunos ou prospectos como o conheceram. Essa pesquisa simples ajuda a descobrir qual ferramenta realmente funciona e para onde deve-se direcionar os investimentos. 


http://www.educacaofisica.com.br/index.php/especiais/especial-personal-training/25456-nao-basta-ser-bom-as-pessoas-precisam-saber-que-voce-e-bom-diz-especialista-sobre-marketing-para-personal-trainers
Fonte:Portal Educação Física 2/5/2013

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