quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GUERRA DE PREÇOS NAS ACADEMIAS

A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar em todo o mundo está impulsionando o crescimento do mercado fitness. Inaugurar uma academia deixou de ser um sonho e está virando realidade, mas tenha cuidado, é um grande desafio. Você pode fazer do seu negócio uma atividade lucrativa se estiver bem preparado e assim alcançar sua realização profissional e pessoal.
Muito comum nos mercados ainda não consolidados, a “guerra dos preços” costuma ser uma das atitudes mais cômodas dos empresários despreparados. No entanto, os seus efeitos em longo prazo podem prejudicar não só o seu caixa, como de todo o mercado.
Veja:
  • O cliente perde porque a academia deixa de investir em instalações, equipamentos e serviços ao optar pela política do “menos por menos” para garantir sua sobrevivência.
  • Os funcionários perdem, porque as oportunidades de crescimento desaparecem e o moral é baixo.
  • A academia perde, porque deixa de ser lucrativa.
  • O mercado perde, porque o cliente associa preço à qualidade.
A indústria do fitness, com sua “guerra dos preços”, está enviando subjetivamente aos seus clientes uma mensagem clara de que o seu serviço não tem grande valia. Como em qualquer compra, o consumidor percebe o preço como um estímulo à sua expectativa de qualidade. Quanto maior o investimento, mais profundo é o comprometimento com a compra. Talvez esse raciocínio explique, em parte, a baixa percepção da população em relação ao valor que as academias têm.
O número de pessoas que praticam atividade física regularmente em academias no Brasil ainda é muito baixo, não mais do que 2% da população. Nos Estados Unidos ou Europa esse número chega a superar os 15% da população.
A questão básica é entender o que os 98% da população brasileira que não pratica atividade física tem desejos que não conseguem suprir nas academias. Tal análise leva a crer que o principal motivo para a “guerra dos preços” está nas falhas estruturais das próprias academias e não na escassez de demanda.
LAmoroso
www.lamoroso.com.br

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