sábado, 3 de agosto de 2013

ACADEMIAS CRESCEM NAS DUAS PONTAS DA PIRÂMIDE SOCIAL

Academias crescem nas duas pontas da pirâmide social

Por Katia Simões | Para o Valor, de São Paulo








Num dos endereços mais caros da capital paulista, o Shopping Iguatemi, está funcionando desde junho a mais luxuosa academia da Bodytech, em 2.100 metros quadrados, investimento de R$ 17 milhões. A Bodytech é uma rede com 90 mil alunos, 40 unidades e faturamento projetado de R$ 330 milhões para este ano. A nova Bodytech dá atendimento personalizado e tem infraestrutura cinco estrelas. A mensalidade mais baixa custa R$ 900. "A unidade do Iguatemi extrapola a sofisticação, podendo ser replicada em no máximo mais três cidades no país", diz Luiz Urquiza, sócio da rede ao lado de Alexandre Accioly, João Paulo Diniz e Bernardo Rezende, o Bernardinho.
A Bodytech é exemplo de uma das correntes de crescimento do mercado de academias no país, a de alto valor agregado, para as classes A/B. Na outra ponta crescem as academias de baixo custo, com equipamentos de ponta, mas baixa oferta de serviços.
A rede Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, é uma das mais bem-sucedidas iniciativas nessa linha. Com aportes do Fundo Pátria, o grupo investiu US$ 2,5 milhões na estrutura de retaguarda da rede. No ano passado foram abertas 29 unidades. Neste ano, a meta é somar 42. "A Smart Fit é a Havaianas das academias, sofisticada, mas democrática," diz Edgar Corona, presidente do Bio Ritmo.
No Brasil existem nada menos que 24 mil academias em operação, que movimentam cerca de US$ 2,4 bilhões por ano. "Esse mercado tem muito a crescer, já que apenas 3,7% da população brasileira frequenta academia", diz Gustavo Almeida, diretor-executivo da Fitness Brasil, que organiza a maior feira do setor.
A Runner, inaugurada em 1983, aposta no licenciamento. A prática vem desde 2007 e já são 18 unidades, oito próprias, 40 mil alunos, e faturamento estimado para 2013 de R$ 90 milhões. "A fórmula consiste na soma da força da marca Runner com o know how de cada empresário, que conhece o local onde atua", diz Dilson Mendes, diretor da área de licenciamento.


Fonte: Valor Econômico Fonte:Valor Econômico 2/8/2013

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