domingo, 17 de fevereiro de 2013

VOCÊ ENTENDE WELLNESS?

Wellness é um termo utilizado para mostrar à sociedade que a atividade física tem uma essência muito mais ampla do que simples sessões de treinos, que visam “mais músculos” ou “menos gordura”.
Atualmente, no setor de fitness é muito comum nos depararmos com o termo wellness. Alguns “gurus” dizem que o foco agora é o wellness; que o wellness dá mais sentido para a atividade física etc. De tanto ler e ouvir sobre o tal do wellness, resolvi fazer algumas perguntas para verificar o quanto eu sabia desse assunto.
Abaixo você poderá ler as perguntas que fiz e também analisar as minhas respostas.

1) O que é wellness?

Irei fugir da tradução convencional. Wellness é um termo utilizado para mostrar à sociedade que a atividade física tem uma essência muito mais ampla do que simples sessões de treinos, que visam “mais músculos” ou “menos gordura”. Pelo meu olhar, acredito que o conceito wellness deu um sentido mais holístico para a atividade física, conseguiu extrair seus principais benefícios e apresentar o setor de maneira mais assertiva e positiva.

2) Como surgiu o wellness?

Como a maioria das mudanças que ocorre no mercado, a inserção do wellness no nosso vocabulário aconteceu diante de uma necessidade do setor de fitness. Necessitávamos de que a atividade física repercutisse na sociedade de uma maneira mais agradável. Sendo assim, acredito que o wellness surgiu com o objetivo de dar uma “cara mais simpática” ao setor (se é que você me entende?!). Antes disso, o setor era essencialmente “fitness”. Nessa fase, a imagem que a atividade física nos remetia era a de “músculos”, “suor”, “intensidade”. Com o wellness, passamos a tratar de “saúde”, “bem-estar”, “equilíbrio”, “harmonia” etc. Certamente, imagens bem mais adequadas e estimulantes. Gostei e gosto muito dessa “nova” abordagem que se mostra genuína e mais próxima dos “cidadãos comuns”, dos “sedentários”, dos “inativos”.

3) O mercado de fitness entende o wellness?

Sim! Atualmente, o mercado já entende o wellness, até por não se tratar de algo tão atual. Concluo que existe esse entendimento, pois percebo que muitas decisões são tomadas em função do wellness. Só discordo dos “gurus”, quando eles dizem que o wellness é o foco de tudo, que é a grande oportunidade!
Existe uma academia que é 100% fitness e que é uma superatração: a UFC Gym é uma academia focada nos lutadores e adoradores de lutas do tipo “vale-tudo” e caracteriza-se por treinamentos, suor e intensidade, passando longe do wellness. Vale conferir (http://www.ufcgyms.com). Citei a UFC, pois a academia foi desenvolvida sabendo e compreendendo a tendência wellness, mas apostando na grande oportunidade de uma academia 100% fitness nos dias de hoje.

4) Será que atuamos dentro do conceito wellness?

O mercado já entendeu, mas apresenta grandes dificuldades para “atuar wellness”. Ao meu ver, a atuação wellness envolve capacidades que vão além das informações técnicas, suficientes na época fitness. Para atuar wellness os profissionais devem ser estratégicos e empáticos, devem ter uma visão mais ampla das pessoas e proporcionar momentos positivos por meio da atividade física, além de gerar bons resultados de saúde e bem-estar. Profissionais de Educação Física com essas características são raros. Fazendo uma analogia simples, acho que as faculdades e cursos formadores desses profissionais ainda pensam e atuam fitness. A maneira de ensinar esses profissionais não evoluiu conforme o mercado, mas isso é outra história.
Então, você, leitor, compreende o wellness?
Um abraço!
Caio Correia é Coordenador de Projetos e Cursos de Competition Academia e membro da Board do Fitness XP Group. caio@competition.com.br

Nenhum comentário: