sábado, 1 de setembro de 2012

O TÊNIS IDEAL

O tênis ideal para cada tipo de atividade física
Conheça os diferentes tipos de calçado e saiba qual é o melhor para você
Por Bárbara Rossi

Os calçados esportivos estão com tudo e mais um pouco. Cada hora aparece um mais bonito, diferente, tecnológico... Mas, diante da oferta abundante, é bom lembrar que os tênis não são iguais e existe um modelo ideal para cada esporte. O ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano, Marco Antonio Ambrosio, dá dicas do que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor modelo para seu esporte favorito.

Futebol
Como a jogadora do esporte precisa de um certo equilíbrio para se locomover sob a grama, a sola do calçado deve possuir gomos curtos, garantindo maior aderência ao solo. Para proporcionar maior controle dos passes e também evitar lesões, o tênis também deve ser um pouco mais justo do que o normal.

Futsal
Como o futsal é um esporte de velocidade e movimentos rápidos, você precisa de um tipo que permita que se desloque sem machucar a perna, pé ou tornozelo. Para isso, a sola deve possuir ranhuras para dar maior estabilidade. É importante que o bico da chuteira seja mais duro para evitar dores ao chutar a bola.

Corrida
O melhor tênis para corrida é aquele que é leve, para facilitar o movimento, com bom sistema de ventilação, para evitar o acúmulo de umidade, e com bom amortecimento de impacto, para evitar qualquer entorse ou lesão. Porém, é importante que você conheça a sua pisada e saiba qual é o modelo mais adequado para o seu pé.

Vôlei
Quem joga vôlei salta muito e precisa de um tênis com um amortecedor reforçado na ponta, já que ao pular, a parte da frente do pé é primeira a aterrizar no solo. Além disso, ele também precisa possuir solado de borracha com ranhuras, para não derrapar na quadra.

Basquete
Para dar maior firmeza e proteger o tornozelo na hora dos saltos, os tênis para a prática deste esporte normalmente possuem canos longos. Já o solado é diferente para cada posição. A pivô necessita de um modelo com ranhuras em espirais para facilitar o movimento de rotação bastante executado por ela. Já a armadora deve optar por um com solado mais fino e flexível para garantir agilidade. As outras jogadoras podem recorrer aos calçados de cano mais curto que facilitam os movimentos.

Handebol
A atleta deste esporte deve procurar um tênis com solado de borracha flexível e entressola (camada que fica acima da sola) macia, que além de evitar lesões e derrapagens em quadra, ajudam a diminuir os impactos no chão.

Trekking
A regra é: quando mais duro for o terreno, mais duro deve ser o solado do calçado. Alguns modelos oferecem proteções mais sofisticadas, como placas de termoplástico, que diminui os efeitos das irregularidades do solo, ou proteção para os dedos, que evita qualquer dano causado por um possível tropeço. Para dar mais tração a praticante, alguns modelos oferecem pequenos pinos em metal na sola. Outros ainda possuem tecidos impermeáveis, para evitar a concentração de umidade nos pés.

Fonte:Revista Shaper 22/8/2012

Nenhum comentário: