segunda-feira, 24 de setembro de 2012

AULAS COLETIVAS TEMÁTICAS


Aposte nas temáticas
Segundo con sultor es de marketing, essa é uma boa estratégia para atrair alunos, fidelizar outro s tantos e ain da diferenciar-se em um mercado que beira à pasteurização

Imagine-se em um oceano cheio de tubarões, que lutam entre si para abocanhar o mesmo pedaço de carne. Por mais caótico que o cenário possa parecer, o mercado contemporâneo comporta-se quase da mesma maneira. Em busca de águas mais calmas e límpidas, as empresas tentam encontrar alternativas para ganhar espaço e diferenciarem- se dos concorrentes. A estratégia, conhecida como assim designada para definir a conquista de um mercado amplo, praticamente livre de concorrência e com profundo potencial a ser explorado.

Mas o que fazer para tornar a concorrência irrelevante e alcançar o destaque entre tantas opções?

Sair do comodismo requer muita dedicação e planejamento, mas o resultado da estratégia certamente é recompensador, avaliam os especialistas. "Hoje, com concorrência mais ampla, a criatividade tem de falar mais alto. Os gestores devem diferenciar produtos e serviços. Só assim serão notados e ganharão terreno", acredita Robert Alvarez, professor do Núcleo de Esportes da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

Enquanto algumas organizações se acomodam e preferem diminuir o ritmo das passadas na esteira das oportunidades, outros aumentam a velocidade e suam literalmente a camisa
para atrair e fidelizar clientes. A tática encontrada por muitas redes de academias foi mudar o formato das aulas e oferecer produtos diferenciados aos frequentadores, eliminando as barreiras do consumo.

Na Competition, em São Paulo, a estratégia parece ter funcionado positivamente. "Tudo o que oferecemos de diferencial acaba se tornando uma ferramenta na retenção e prospecção", pontua Karen Teles, coordenadora de Marketing da academia. A mais recente ideia da empresa foi incorporar os famosos musicais da Broadway nas aulas de dança, oferecendo a possibilidade deos alunos curtirem as melhores músicas dos teatros de uma das mais movimentadas ruas de Nova York.

O evento, que ficou conhecido como Broadway Experience, já acontece há quase um ano e rende bons resultados. A aula, que hoje tem frequência média de 30 pessoas, contava com apenas 10 interessados no início. "A atividade acabou se tornando uma ótima ferramenta de
retenção de alunos, até porque no dia da aula (sexta-feira, às 18h30), o movimento cai consideravelmente. Colocamos essas aulas em horários estratégicos para ter mais adesão do público. No caso das aulas com músicas da Broadway, o pessoal gostou tanto que faz de tudo para chegar a tempo", explica Karen.

Picadeiro rentável
Além das aulas de dança, a rede Competition oferece aulas de circo, que já são mais usuais em muitos estabelecimentos. "Mesmo já existindo há mais tempo na academia, essa modalidade está sempre em ascensão, principalmente quando trazemos novidades para dentro da sala. Isso gera uma repercussão muito positiva pelos corredores", comenta Karen.

Para a estratégia dar certo, porém, a coordenadora faz questão de ressaltar a importância de todas as áreas da academia estarem em completa sinergia. "Antes de tudo, a academia deve estar com processo de gestão alinhados, com todos os departamentos em sincronia, estudando a melhor maneira de implementar uma aula nova. É importante também fazer pesquisas com os clientes e no mercado externo para encontrar novas oportunidades", comenta.

Ficar de olho no mercado, aliás, é uma boa maneira de localizar pontos que podem ser melhorados e ter ideias do que pode ser feito com a infraestrutura disponível. "Sempre procuramos nos alinhar com as estratégias do cenário estrangeiro, que é mais desenvolvido
e conceituado. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de implementar a aula porque, assim, o risco de não dar certo é menor", exemplifica Karen.

O lúdico em alta
Pensando nas implicações positivas da estratégia, a academia K2, em São Paulo (SP), também recorreu às aulas temáticas para agradar clientes. "Diria que o foco principal dessas aulas é a fidelização e, em menor proporção, a captação de novos alunos", diz Maurício Simões Rodrigues, coordenador de marketing da academia.

Desde 2010, a K2 gerencia um calendário com todas as datas comemorativas e eventos programados para cada período do ano. Em junho, por exemplo, a academia promoveu
um circuito especial para os namorados, em que o aluno poderia levar um acompanhante
para fazer a aula, além de atividades com temas de festa junina. "Montamos essaestratégia juntamente com os professores. O resultado tem agradado muito os alunos, porque eles saem da rotina e se divertem bem mais", comenta Rodrigues.

Como o coordenador explica, o diferencial tem gerado novas matrículas. Desde que passaram a implementar as aulas temáticas, a K2 aumentou em 20% a quantidade de alunos. "A grande
maioria das pessoas vem por indicação dos nossos próprios clientes. Alguns vêm também em função de notícias que saem na imprensa", alega.

Para estimular ainda mais os alunos, a academia também já realizou uma aula de bicicleta com músicas dos anos 90. "Colocamos esses projetos em algumas unidades, passamos clipes urante as aulas, o professor vem a caráter, todos entram no clima e a aula acaba sendo mais gostosa", ressalta Rodrigues.

Custo x benefício
Embora algumas ações sejam simples de ser executadas dentro da academia, a maioria delas requer algum investimento. "Toda vez que trazemos aulas novas, fazemos investimentos que não deixam de ser arriscados. Para dar as aulas, temos de selecionar um especialista, que cobra mais caro pelo valor da hora/aula. No começo, o investimento é para ver se a atividade rende bons resultados. Geralmente dá certo, e acabamos tendo o retorno, que é a adesão de mais alunos", comenta Karen.

O próprio feedback positivo dos frequentadores é encarado como algo benéfico para a academia. Os comentários estimulam outros frequentadores a participarem das aulas e gera muita mídia espontânea. "Tudo isso acaba compensando o investimento inicial. O custo benefício é grande e bem vantajoso. Essas aulas também servem como importante instrumento de pesquisa de satisfação", conclui a profissional da Competition.


Fonte:Revista Fitness Business 22/8/2012

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