Que atire a primeira pedra o professor de ginástica ou personal trainer que nunca pensou em montar uma academia, virar empresário... é o projeto de vida de todo profissional da área.
A questão aqui não é quem - é como e quando.
Para muitos, começar o próprio negócio é só uma questão de tempo e de oportunidade. Mas será que é simples assim?
As estatísticas dizem que não. "De cada 10 empresas, 7 quebram nos primeiros 3 anos", informa Marynês Pereira, consultora de gestão de academias. "Os motivos são vários: falta de planejamento, não fazer contas, não saber quanto gasta..."
Formada em Educação Física e Administração, Marynês alerta: "Ao montar um negócio, o empresário tem que ter um Business Plan e ver a viabilidade do empreendimento: vai dar lucro? É preciso fazer pesquisa de mercado, estudar o público alvo, fazer alinhamento de estratégia..."
"Além disso, todo empreendimento tem que ter pessoas com perfis específicos", comenta Marynês. "Tem que ter aquele que pensa (estratégico), aquele que faz (operacional), um que comunica (comercial), um que se relaciona com a equipe (relacionamento). Via de regra, profissionais de Educação Física são técnicos, são operacionais. Gostam de fazer, de dar aula, mas não têm formação de gestor: não sabem delegar, são centralizadores, investem sem calcular", completa.
O ideal, então, é fazer um mapeamento de talentos e descobrir o perfil dos sócios. "Você pode ter uma pessoa com mais de um perfil, mas é muito difícil encontrar todos os perfis em uma só pessoa", adianta a consultora. "Um dos sócios tem que ter perfil estratégico ou, então, tem que contratar um gerente que tenha".
De professores a empresários de academias
Claudio Tonon, da Mais Vida, Saúde e Lazer, academia recém inaugurada em Araras, tomou todas essas precauções: contratou um consultor para elaborar um Business Plan e, durante 3 anos, fez vários cursos de gestão. Além disso, no período em que atuou como representante comercial da Body Systems, teve a oportunidade de conhecer diversas academias e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma. Incorporou todo esse conhecimento na hora de montar a sua.
Jefferson Diniz, da Studio Pro Welness, academia instalada no bairro do Brooklin, em São Paulo, também já tinha a experiência de gestor (foi gerente da Monday por 3 anos) mas fez, ainda assim, um MBA empresarial. Aliás, o projeto da academia foi o tema de TCC do seu MBA: foi como trabalho de conclusão de curso que elaborou o Business Plan do empreendimento que, mais tarde, se transformaria na Studio Pro Welness.
Já Gelson Munaretti, da Personal Health Training, academia instalada há 15 anos na Moóca, apontou como uma das dificuldades iniciais exatamente a inexperiência como empresário. Problema, aliás, que procurou sanar na segunda academia que acaba de abrir, a Galpão 4: entre os sócios, além de 2 profissionais de Educação Física, tem também um contador, encarregado da parte financeira.
Todos são unânimes, também, em destacar a importância do ponto e da valorização da fachada para o sucesso do negócio. Munaretti, por exemplo, chegou a mudar de ponto, mas eventualmente acabou retornando ao antigo local.
Novos nichos no mercado de academias
Outra característica comum a essas academias é que todas procuraram criar novos nichos no mercado.
A proposta da Mais Vida, Saúde e Lazer, por exemplo, é oferecer treinamento funcional. Além disso, procurou introduzir alguns diferenciais: funcionamento nos finais de semana, Espaço Kids, oferta de pacote de diárias avulsas, muito utilizado por visitantes de outras localidades de passagem por Araras para passar o final de semana ou temporada.
Os resultados vieram rápido: em 45 dias de funcionamento, o número de matrículas saltou de 50 para 100, surpreendendo os sócios, inclusive pela grande aceitação da proposta da academia.
Já a Studio Pro Welness, que apostou no pilates e personal, já recuperou 50% do investimento desde a inauguração, há um ano.
"Academia padrão tem aos montes", afirma Claudio Tonon. "Para se destacar, você tem que sentir o mercado, pesquisar a região onde você está, criar demanda", completa
Fonte:Portal da Educação Física 3/5/2012
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