domingo, 17 de outubro de 2010

SAÚDE CORPORATIVA GANHA STATUS


DO RAPEL A VOO LIVRE: SAÚDE CORPORATIVA GANHA STATUS
Empresas apostam em diferentes exercícios e atividades ao ar livre


Já foi o tempo em que a única atividade física que as empresas proporcionavam aos seus funcionários era a ginástica laboral. Para estimular valores como capacidade de integração e espírito de liderança, organizações aumentam seus investimentos em programas mais ousados de saúde corporativa, que incluem programas de corrida e treinamento outdoor. O resultado, dizem especialistas, interfere diretamente na motivação e na produtiidade das equipes.

Pensando nisso, quatro empresas de diferentes segmentos uniram suas experiências para criar um novo programa corporativo de qualidade de vida. Ambientado na sede da operadora de ecoturismo Lagoa Aventuras, no Parque da Catacumba, o Trilha Certa aposta na combinação entre circuito de aventura, caminhada ecológica, massagem e alongamento para abordar temas como nutrição, comportamento preventivo, controle do estresse e relacionamento social. Arvorismo, rapel, tirolesa e escalada estão entre os exercícios previstos.


Atividades Outdoor têm maior impacto

- Queremos incentivar as empresas a proporcionarem momentos saudáveis para seus funcionários. E, assim, estimular cada um deles a viver com mais saúde no trabalho e na vida pessoal - Conta Adriana Thomé, da Aja Bem-Estar Corporativo, responsável pela organização do programa, que conta ainda com a colaboração da Superar Consultoria, que faz o trabalho de gestão do estresse; e o bufê Fruta Fresca, que prepara um cardápio balanceado para acompanhar as atividades.
A operadora de ecoturismo Trilhas do Rio, que também funciona como assessoria esportiva, chegou a criar o Circuito de Aventura e Desenvolvimento (CAD), metodologia de treinamento empresarial que integra diferentes atividades físicas ao ar livre, como arco e flexa, trilha com orientação, levitação, canoagem e mountain bike, além de rapel, megulho, voo livre e escalada. O programa é dividido em 5 níveis de acordo com as dificuldades do grupo e do tempo disponível. Segundo o diretor executivo Luiz Cruz, a empresa já cresceu 50% este ano com a demanda por esse tipo de treinamento.
- Sair do ambiente de trabalho e entrar em contato com a natureza faz com que os profissionais realmente assimilem a mensagem transmitida durante os exercícios, o que melhora a qualidade da comunicação, favorece a liderança e estimula o espírito de equipe - diz Luiz Cruz, diretor executivo da empresa, que tem, entre seus clientes, AmBev, Petrobrás, Oi, Coca-Cola e Unimed- Rio.
Foi por notar o potencial desse mercado que o triatleta Alexandre Maximiliano, fundador da Equipe Start - criada em 1994 com foco na preparação de atletas - optou por oferecer serviços de assessoria esportiva para empresas a partir de 2003. A estratégia deu certo. Hoje, a Start fatura sete vezes mais do que quando foi lançada no mercado. Tudo por causa da demanda crescente por atividades de ginástica laboral, shiatsu e programas de corrida e caminhada.
- Atividades ao ar livre têm um impacto psicológico maior que o da ginástica laboral, porque o funcionário ganha um tempo para cuidar de si mesmo fora do ambiente da empresa - resume Max.
Fonte: Jornal O Globo. Boa Chance. Domingo, 17/10/2010
Para atender ao crescimento da demanda do FITNESS CORPORATIVO estamos desenvolvendo, em parceria com a UPGRADE CURSOS, uma pós-graduação nessa área. Os interessados devem entrar em contato através do vaatualiza@gmail.com, indicando no assunto FITNESS CORPORATIVO. Assim que o programa estiver pronto entraremos em contato com todos.
Abraço e uma excelente semana para todos!!!
Prof.Angelo Dias

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CURSO DE OUTUBRO II

CURSOS DE OUTUBRO

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PALESTRA 12/10: FITNESS CORPORATIVO


No dia 12/10/2009, de 16:00 às 17:30, espero vocês no Marina Barra Clube para discutirmos um pouco mais sobre FITNESS CORPORATIVO

O que é FITNESS CORPORATIVO?
Qual é a relação do Fitness Corporativo com o Programa de Saúde do Trabalhador?
Onde encontrar os possíveis clientes para o Fitness Corporativo?
Quais as atividades que podem compor a participação da Educação Física na empresa?

Abraço e até a próxima terça-feira,

Prof.Angelo Dias

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FITNESS CORPORATIVO


O texto abaixo foi postado na Veja on line em 2002 e descreve o crescimento do Fitness Corporativo no Brasil:


A idéia surgiu nos Estados Unidos, é claro. Com um contingente altíssimo de funcionários gordos e sedentários, as empresas resolveram fazer as contas do prejuízo causado pelos maus hábitos. Descobriram que não era pouco o dinheiro que perdiam com as faltas ao trabalho e os gastos com doenças. Os cálculos mostram que, em 1980, os custos do sistema de saúde americano com tratamentos de distúrbios decorrentes de um estilo de vida inadequado foram de 173 bilhões de dólares. Em 2000, atingiram inacreditáveis 910 bilhões. Cerca de 30% dessa conta é paga pelas empresas. A quantia é tão alta que justifica investimentos pesados em programas de prevenção. Em outras palavras, a ordem é botar os funcionários para malhar. Entre tantos outros benefícios, os exercícios fortalecem o sistema imunológico, baixam a ansiedade e melhoram o humor. Das 1.000 maiores companhias do país, 93% hoje possuem uma academia de ginástica. Já são 4.300 empresas equipadas com o que batizaram de "fitness corporativo" para seus funcionários. É a malhação capitalista, baseada na constatação de que funcionário saudável trabalha melhor e falta menos. Em números, isso significa que, para cada dólar investido em atividade física, se economizam 3,2 dólares em custos médicos.
A preocupação dos americanos já fez eco no Brasil. Há pouco mais de um ano, as empresas nacionais passaram a investir em academias de ginástica. Se você está imaginando uma salinha improvisada, com uma esteira num canto, uma bicicleta ergométrica no outro e uma TV antiga no meio, esqueça. Para funcionarem de fato, esses programas exigem um ambiente e características técnicas semelhantes aos das melhores academias. É preciso ter professores bem preparados, aparelhos de primeira linha e programas que incentivem os funcionários a suar a camiseta.


No dia 12/10/2009, de 16:00 às 17:30, espero vocês no Marina Barra Clube para discutirmos um pouco mais sobre este tema.

A Academia na Empresa representa apenas uma das muitas possibilidades de atuação do profissional de Educação Física no ambiente empresarial.

Abraço e até a próxima terça-feira,


Prof.Angelo Dias

domingo, 3 de outubro de 2010

CONVEÇÃO UPGRADE 2010


CONVENÇÃO UPGRADE
Ciclo de Conferências
Data: 9, 10 e 12 de outubro
Local: Marina Barra Clube
Estrada da Barra da Tijuca, 777
Itanhangá – RJ (ao lado da Ilha dos Pescadores)
Trata-se do lançamento dos cursos de pós-graduação da UPGRADE CURSOS em parceria com a FACULDADE GAMA E SOUZA:

MBA EM GESTÃO E MARKETING DE EVENTOS ESPORTIVOS
ESPECIALIZAÇÃO EM PERSONAL TRAINING
ESPECIALIZAÇÃO EM GINÁSTICA DE ACADEMIA
ESPECIALIZAÇÃO EM PILATES
ESPECIALIZAÇÃO EM GINÁSTICA ARTÍSTICA
MBA EM GESTÃO E MARKETING DE ACADEMIAS
Todos os conferencistas fazem parte do corpo docente dos cursos supracitados.
Vamos participar ainda do lançamento da revista RIO FITNESS MAGAZINE.
Para maiores informações:

CAPFIT OUTUBRO: PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS


Amigos CAPFIT,

vamos dedicar o mês de outubro a temas que agregam valor a nossa prescrição de exercícios:


17/10/10 – REABILITAÇÃO FUNCIONAL DAS LESÕES DO QUADRIL E DAS SÍNDROMES FEMURO-PATELARES
Prof.Leonardo Val

É cada vez mais comum recebermos na sala de musculação pessoas com problemas nas articulações de quadril e joelho. Durante este curso iremos conhecer e experimentar estratégias atualizadas para o desenvolvimento de programas de exercício que efetivamente contribuam com a qualidade de vida desses praticantes. O programa de exercícios precisa ser seguro para não agravar o problema e eficiente para atingir o objetivo do aluno.

24/10/2010 – PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO DE FORÇA PERSONALIZADO
Prof.Leandro Amélio

Além de seguro e eficiente, um programa de exercícios precisa ser motivante para manter a assiduidade do praticante. E para motivar e acompanhar a evolução do aluno é fundamental a utilização da Periodização do Treinamento. Como aplicar este conhecimento no dia-a-dia da sala de musculação? Quais são as variáveis que podemos desenvolver com segurança, eficiência e motivação? Vamos discutir e experimentar este conteúdo com o Prof.Leandro Amélio.

Informações e inscrições = vaatualiza@gmail.com