sábado, 29 de maio de 2010

COORDENAÇÃO DE ACADEMIA

Quando nos tornamos coordenadores e não temos experiência anterior ou "alguém" que nos construa aos poucos para um nível de excelência, temos que "correr" para livros de várias áreas que nos forneçam conhecimento e embasamento sobre assuntos pertinentes a função. Livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de Tempo, Coaching, DP e até mesmo O&M.....
A questão que pode surgir é a seguinte: como absorver tanta informação se nunca li sobre estes assuntos? como vou conseguir excelência sobre as competências para o cargo?
A resposta é simples. Humildade acima de tudo para ler e pesquisar, para procurar profissionais mais experientes e pedir informações.....não se preocupe com a demora em alcançar a excelência, lembre-se que você está se construindo, se fortalecendo e adquirindo conhecimento que levará para toda a vida....mas o melhor de toda a questão é que se você foi escolhido para a função, então existe algo a mais, algo que já é bom e pode se tornar sempre melhor......um conselho.....converse muito com a pessoa que o escolheu, ela certamente teve suas razões.
Lembre-se: será ela que o avaliará sempre......

SEGUEM ALGUNS TÓPICOS DA FUNÇÃO DE COORDENADOR:

-Recruta a equipe de acordo com os objetivos da empresa e do setor
-Procura conhecer os pontos fortes e fracos da equipe (professores e estagiários). Esta ação demanda observação e critérios estabelecidos.
-Orienta e potencializa (coach) a equipe tanto na forma de conjunto como individualmente. O Coordenador "constrói" tudo.
-Consegue COMPROMISSO da equipe.
-Ensina para a equipe como se faz bem feito, treinando-a tecnicamente em nível de excelência, igualando o "pior" com o "melhor" até que exista um só nível.
-Ser referência acima de tudo, uma equipe com alguém para se "balizar" é de extrema importância.
-Cria metas.
-Analisa números da equipe, da empresa e entre estas.
-Se auto-avalia (discernimento) constantemente.
-Missão, Valores e Visão da equipe...........
VAMOS DISCUTIR E DESENVOLVER ESTE TEMA DOMINGO, 30/05.
Abraço e até lá,
Prof.Esp.João Laurentino

Nenhum comentário: