domingo, 10 de março de 2013

TREINAR OS MÚSCULOS ABDOMINAIS: OBJETIVO X NECESSIDADE

Os motivos pelos quais os clientes/alunos compram um programa de exercícios nas academias e locais similares tem sido motivo de  investigação  por  instituições e profissionais de fitness. Os principais estudos forma publicados pela National Academy Sports Medicine (2008), American College of Sports Medicine (2006), American Heart Association (2008), Evert Aeberg (2008), Edward T. Holey & B. Don Franks (2007). Recentemente o Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini, realizou um estudo com os alunos ingressantes das  Academias RUNNER, TRIATHON e  EDGELIFE  para identificar as principais metas/objetivos e prazo esperado para obter os resultados decorrentes da prática do exercício físico. Na anamnese inicial foi incluida também a  pergunta: qual ou quais partes do corpo desejariam mudar. Os resultados encontrados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini, de acordo com a resposta de 13.347 sujeitos, 6070 homens e 7277 mulheres  foram os seguintes:
Baixar a % de gordura: 24% –  Melhorar o condicionamento físico: 23% – Aumentar a massa muscular: 19% – Bem-Estar Geral: 14%
Os outros 20% foram assim distribuidos: melhorar a performance esportiva: 5,21%; melhorar a função motora: 3,53%; melhorar a postura: 3,05%; Diminuir o índice de colestrol: 2,20%; Controlar a P.A.: 1,39% e Controlar a Diabetes: 0,83%. Com relação ao prazo esperado para alcançar os objeltivos a expectativa é de 3 a 5 meses.
Com relação a pergunta: que parte(s) do corpo que gostariam de mudar  foram as seguintes respostas: abdome, pernas e glúteos (para as mulheres), peito (para os homens). Enrijecer a musculatura, reduzir medidas e definição muscular também foram respostas relacionadas as mudanças corporais desejadas.
abdome aparece como a parte do corpo que ambos os sexos desejam mudar – abdome definido, abdome de tanquinho (nome popular) é, sem dúvida a busca de todos no entanto os resultados das pequisas realizadas pelo Instituto Mauro Guiselini, com relação a estabilidade e força do CORE, por meio da aplicação do teste de Kendall, mostrou que 25,7% das mulheres e 15,4% dos homes não obtiveram resultados satisfatórios para serem submetidos a um treinamento de força dinâmica e força hipertrófica para alcançarem os resultados desejados. Necessitam iniciar com um programa de exercícios de consciência corporal, controle da respiração, força isométrica com enfase na estabilidade e, à partir daí, entre 4 a 6 semanas, iniciar a segunda fase do treinamento com enfase na força dinâmica e força hipertrófica.

Nenhum comentário: