Por Katia Simões | Para o Valor, de São Paulo
Num
dos endereços mais caros da capital paulista, o Shopping Iguatemi, está
funcionando desde junho a mais luxuosa academia da Bodytech, em 2.100 metros
quadrados, investimento de R$ 17 milhões. A Bodytech é uma rede com 90 mil
alunos, 40 unidades e faturamento projetado de R$ 330 milhões para este ano. A
nova Bodytech dá atendimento personalizado e tem infraestrutura cinco estrelas.
A mensalidade mais baixa custa R$ 900. "A unidade do Iguatemi extrapola a
sofisticação, podendo ser replicada em no máximo mais três cidades no país", diz
Luiz Urquiza, sócio da rede ao lado de Alexandre Accioly, João Paulo Diniz e
Bernardo Rezende, o Bernardinho.
A
Bodytech é exemplo de uma das correntes de crescimento do mercado de academias
no país, a de alto valor agregado, para as classes A/B. Na outra ponta crescem
as academias de baixo custo, com equipamentos de ponta, mas baixa oferta de
serviços.
A
rede Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, é uma das mais bem-sucedidas iniciativas
nessa linha. Com aportes do Fundo Pátria, o grupo investiu US$ 2,5 milhões na
estrutura de retaguarda da rede. No ano passado foram abertas 29 unidades. Neste
ano, a meta é somar 42. "A Smart Fit é a Havaianas das academias, sofisticada,
mas democrática," diz Edgar Corona, presidente do Bio Ritmo.
No
Brasil existem nada menos que 24 mil academias em operação, que movimentam cerca
de US$ 2,4 bilhões por ano. "Esse mercado tem muito a crescer, já que apenas
3,7% da população brasileira frequenta academia", diz Gustavo Almeida,
diretor-executivo da Fitness Brasil, que organiza a maior feira do setor.
A
Runner, inaugurada em 1983, aposta no licenciamento. A prática vem desde 2007 e
já são 18 unidades, oito próprias, 40 mil alunos, e faturamento estimado para
2013 de R$ 90 milhões. "A fórmula consiste na soma da força da marca Runner com
o know how de cada empresário, que conhece o local onde atua", diz Dilson
Mendes, diretor da área de licenciamento.
Fonte: Valor Econômico Fonte:Valor Econômico 2/8/2013
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