quarta-feira, 15 de maio de 2013

PRESSÃO ALTA, COLESTEROL RUIM E POLUIÇÃO SÃO FATORES DE RISCO PARA O CORAÇÃO

Pressão e colesterol altos e fumo são vilões conhecidos da saúde cardíaca. Médicos explicam, no entanto, que há outros fatores inimigos do coração. 

Pressão alta, colesterol alterado, sedentarismo e cigarro são inimigos já conhecidos da saúde do coração. No entanto, o cardiologista Roberto Kalil explicou que existem outros fatores que podem aumentar o risco de problemas cardíacos, como por exemplo, depressão, sono ruim e até mesmo a poluição.

No caso da depressão, há uma relação com doenças cardíacas, tanto de causa como consequência, como explicou o psiquiatra Daniel Barros. Isso porque, quando a pessoa fica ansiosa ou deprimida, as taxas de cortisol, hormônio do estresse, ficam muito altas por muito tempo, sendo que o normal seria que elas ficassem altas apenas em momentos necessários, como por exemplo, se ela precisa escapar de um acidente.

Fora isso, para aumentar ainda mais o risco, quem sofre de algum desses distúrbios geralmente costuma dormir mal ou ter maus hábitos de vida, como cigarro, má alimentação e sedentarismo, todos agravantes para a saúde cardíaca.

Os efeitos desses maus hábitos, inclusive, podem se assemelhar também aos efeitos da poluição - segundo o patologista Paulo Saldiva, a poluição deixa os vasos mais estreitos e pode até causar uma inflamação, mesmas consequências do fumo para o coração. Além disso, o estresse do trânsito e poluição também pode levar a pessoa a dormir mal e levar um estilo de vida ruim.

Os médicos explicaram, inclusive, que o sono ruim prejudica a produção de hormônios que protege o coração, como melatonina e corticoides. Além disso, quem tem apneia do sono, por exemplo, e costuma acordar várias vezes à noite pode ter também um aumento da pressão arterial e uma alteração nos batimentos cardíacos, como alertou o patologista Paulo Saldiva.

Uma das dicas para melhorar o sono é praticar atividade física, recomendação unânime dos especialistas. Uma medida que já pode ajudar bastante é abandonar o uso do carro já que as horas perdidas no trânsito são horas de sedentarismo - segundo o patologista, ao trocar o transporte público por um veículo, em média, a pessoa deixa de andar 4 quilômetros por dia e, para um homem de 60 kg, por exemplo, isso significa engordar 0,5 kg por mês.

Doenças cardíacas são um problema da vida moderna?
A repórter Marina Araújo foi conversar com o cardiologista Gregory Thomas, coordenador de um estudo que analisou múmias para descobrir se, antigamente, as pessoas já tinham doenças do coração. A descoberta foi uma surpresa - nas artérias das múmias, foram encontradas obstruções e calcificações.

De acordo com o cardiologista, no entanto, a causa do problema não são maus hábitos alimentares ou obesidade, como hoje em dia. Gregory Thomas acredita que as placas de gordura nas artérias façam parte do processo de envelhecimento, assim como as rugas. E, da mesma maneira, é importante se preocupar com a prevenção, mantendo um estilo de vida com dieta saudável e exercícios físicos. 

Dieta nostra
Um dos fatores de risco para a saúde de coração é o colesterol alterado. No caso do Rodrigo, personagem do quadro 'Dieta nostra', o problema estava começando a preocupar e ele precisou mudar a alimentação imediatamente.

Além disso, ele passou também a fazer exercício físico, como mostrou a reportagem no Bem Estar desta terça-feira (14). O que iniciou como uma simples caminhada logo virou uma corrida no parque e Rodrigo conta que os reflexos em seu dia a dia já começaram a aparecer, principalmente em relação a seu fôlego.

Matéria publicada em portal Bem Estar

ORIENTAÇÃO PARA TREINO AERÓBICO


Queime gordura de acordo com os batimentos cardíacos

Especialista dá a fórmula para calcular a frequência ideal para cada pessoa

Passear no shopping, caminhar na praia ou com o cachorro, andar pela casa... para você, caminhada é tudo igual? Pode até parecer a mesma coisa, mas o resultado é completamente diferente quando se trata de uma caminhada seca gordura. O segredo? "Ela queima gordura e detona muitas calorias precisa por atingir uma faixa de frequência cardíaca específica durante o exercício", explica o personal trainer Bruno Rodrigues, de São Paulo. Quer entender mais? Acompanhe.
No ritmo certo
Para manter a forma ou queimar aqueles quilinhos indesejáveis, a caminhada está entre os exercícios preferidos das mulheres. No entanto, somente "passear" não basta para conseguir os resultados desejados.
De acordo com Bruno, para potencializar a queima de gordura, a frequência cardíaca deve ficar entre 60% a 75% da frequência cardíaca máxima da pessoa. Portanto, uma caminhada com os batimentos acelerados na medida certa significam um maior gasto calórico e gordura zero!
Para descobrir essa frequência, faça a seguinte conta:
Subtraia a sua idade de 220. Deste resultado, multiplique por 0,6 para saber qual é a taxa mínima; em seguida, multiplique por 0,75 para saber a taxa máxima. Por exemplo, para uma pessoa com 25 anos:
220 - 25 = 195 (essa é a frequência cardíaca máxima da pessoa)
Mínimo ideal: 195 X 0,6 = 117
Máximo ideal: 195 X 0,75 = 146
Logo, a frequência ideal para aumentar a queima calórica deve ficar entre 117 e 146.
"Para aferir a frequência cardíaca, basta colocar os dedos indicador e médio sobre a artéria carótida na região do pescoço e contar as pulsações durante 6 segundos. Multiplique esse resultado por 10 para saber os batimentos cardíacos por minuto", explica Bruno.
Planeje-se
Outro segredinho para a caminhada surtir efeito na balança é realizá-la de maneira moderada, durante 30 a 60 minutos em dias alternados (no mínimo três dias por semana) ou diariamente. Portanto, separe uma hora para fazer o exercício e lembre-se: "Mantenha sempre o ritmo constante, não é uma caminhada no shopping", alerta Bruno.
Para aumentar o gasto calórico, realize a caminhada também em subidas e descidas, pois exige-se mais força dos músculos, além de ajudar no fortalecimento dos membros inferiores - apenas tome cuidado para não sobrecarregar o joelho - e escolha diferentes superfícies, como areia, grama, asfalto, etc. "Isso fará que mais fibras musculares sejam recrutadas, potencializando o resultado da caminhada", enfatiza o personal. Bruno também aconselha a intercalar o tamanho das passadas durante a caminhada.
Treino de caminhada
Escolha meia horinha por dia da sua agenda e exercite-se!
Tempo: 35 minutos
5 minutos aquecimento
5 x (3 min de caminhada rápida + 2 min com passada longa)
5 minutos de caminhada leve para finalizar.
Fonte:Revista Shape 17/4/2013

"NÃO BASTA SER BOM, AS PESSOAS PRECISAM SABER QUE VOCÊ É BOM"


"Não basta ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom", sobre marketing para personal trainer
Para lidar com a concorrência é preciso saber desenvolver uma boa estratégia de marketing pessoal


Essencial para as empresas e profissionais, as estratégias de marketing devem ser adotadas no dia a dia do personal trainer para poder divulgar os seus serviços em um ambiente cada vez mais competitivo. "Como diz o ditado: 'não basta ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom'", conta o Prof. Cauê La Scala Teixeira (www.caueteixeira.com.br), chefe da seção de avaliação física da prefeitura de Santos (SP), docente universitário e personal trainer.

Dessa forma, usar estratégias de marketing pessoal ajuda a criar e firmar a imagem do profissional, se destacando no mercado. "O conceito de marketing que se aplica ao personal trainer é o marketing pessoal, que é voltado para a pessoa, a fim de que sua imagem seja consolidada e se torne um patrimônio, é a individualização do marketing", ensina Teixeira.

"Acredito que, no dia a dia, o atendimento do profissional e sua aparência já fazem parte do seu marketing. Não adianta ter camiseta, cartão bonitinho e não atender bem. Ele precisa ainda acreditar e viver o que passa aos alunos para ter credibilidade, senão ele até vende, mas não consegue manter o cliente", fala Gabriel Baú (
http://gabrielbau.com.br/), personal trainer de Londrina (PR).

Cresça e apareça

Antes de criar uma estratégia de marketing para apresentar e difundir seus serviços, o personal trainer precisa definir quem é o seu público-alvo e deve conhecer seus objetivos e necessidades. Quanto mais informações ele conseguir, mais certeira vai ser a sua estratégia para difundir sua modalidade de serviço, chamar a atenção desses possíveis alunos e para persuadi-los sobre a superioridade do seu trabalho.

Teixeira lembra que o serviço do personal trainer requer um investimento financeiro maior do aluno quando comparado aos valores de uma academia convencional e, para poder competir com os preços mais baixos, usa-se o marketing pessoal como uma ferramenta de persuasão sobre as vantagens dessa modalidade de serviço. "E o conceito de marketing não se refere apenas à captação, mas também à fidelização de clientes. Assim, o marketing pessoal deve ser uma estratégia contínua e não pontual", afirma o professor de Santos.

Recorrer à literatura científica para conhecer o perfil do público-alvo e suas necessidades é uma das opções do personal trainer, que tem ainda como possibilidades realizar pesquisas entre os alunos e prospectos, usar ferramentas das redes sociais para descobrir qual é o perfil de quem visita sua página ou até mesmo investir na terceirização do serviço. Ao conhecer o seu público-alvo, pode-se então desenvolver estratégias de comunicação para poder chegar nessas pessoas e atender seus anseios.

"Eu foquei muito na internet, porque percebi que é um meio de atingir as pessoas e chegou um ponto em que percebi que precisava me profissionalizar mais e, como não tinha tempo, contratei um jornalista especializado em mídias sociais e uma designer para cuidarem da minha página", conta Baú que viu sua clientela aumentar com apenas três semanas do advento da terceirização. "O pessoal gosta de saber o que a gente faz. Eles acham que a gente só come frango e batata, é meio robô, e eu costumo postar coisas que gosto de comer, porque quero atingir o público feminino e as pessoas que querem emagrecer", explica.

Cuidados pessoais


Cauê lembra que antes de divulgar os serviços é preciso cuidar da imagem que será divulgada e vinculada à sua marca. Dessa forma, é preciso adotar cuidados pessoais básicos: "vista-se para ser visto! Cuidados com a higiene pessoal nunca são exagero. Assim, mantenha cabelos cortados, barba feita, unhas limpas etc. Saiba balancear suas atitudes, sendo sério, mas brinque ao mesmo tempo, seja profissional, mas humano. Evite exposições desnecessárias, pois devemos lembrar que 'professor é professor 24 horas' e a sociedade enxerga dessa forma e, na posição de professor, sempre estaremos servindo de exemplo pra alguém, mesmo que não saibamos".

Depois é hora de investir na comunicação e aí vale apostar em cartões de visita; anúncios em jornais e revistas; publicações de livros, artigos e matérias; camisetas e objetos personalizados; sites; blogs; e-mail marketing; redes sociais etc. Este último veículo é, inclusive, uma das grandes ferramentas gratuitas que podem ser aproveitadas pelos personal trainers, mas que requer cuidados para divulgar sua marca para um grande número de pessoas sem ser maçante e sem correr o risco de "queimar" a própria imagem com um post indevido.

O professor de Santos lembra que é preciso prestar atenção em alguns itens para não ter um efeito negativo nas redes sociais, como:
- escrever o português correto;
- evitar gírias e palavrões;
- evitar postar fotos e vídeos em situações comprometedoras;
- evitar fazer parte de grupos ou comunidades que possam ser mal-interpretadas;
- cuidado com a marcação de amigos.

"Sou muito polêmico e falo sempre a verdade. Quem me conhece acha bacana porque não engano ninguém, mas pra quem ainda não sabe quem eu sou, às vezes me acha grosso. Sofro bastante com isso, mas não deixo de falar a verdade pro cliente", diz Baú, que destaca que é preciso tomar cuidado ainda com a linha tênue entre o pessoal e o profissional. Assim, o personal trainer pode até brincar, ir em festa de aluno, mas sempre com o cuidado de manter a sua postura e a sua imagem e sem exigir do cliente o que cobra nas aulas.

O personal trainer de Londrina tem usado a internet agora, inclusive, para prescrever treinos e diz que vai lançar uma espécie de reality show: "vamos pegar uma pessoa que não treina e acompanhar durante oito semanas, com alimentação saudável, suplementação e treinamento certo, para mostrar que é possível alcançar bons resultados". Além disso, ele tem apostado no treinamento online, prescrito pelo Skype e que barateia a hora/aula, além de poder ser aplicada em alunos de todo o mundo.

O envio de e-mail marketing também é interessante e eficaz, mas é preciso atenção para que eles sejam informativos (sobre saúde, atividade física, nutrição etc) para que o aluno associe a imagem do personal à informações interessantes e positivas, fazendo-o ganhar credibilidade. E é importante deixar ao aluno a opção de não receber os e-mails, caso seja sua vontade. Afinal, a intenção é ganhar destaque positivo e não ganhar fama de impertinente.

"No entanto, vale ressaltar que pesquisa recentemente, divulgada por Matias (2013), identificou que a maioria dos clientes de personal training são conquistados por meio de indicação de outros clientes do mesmo profissional. Assim, percebe-se que nesse segmento, o boca-a-boca é fundamental", orienta Teixeira.

Cliente satisfeito, então é uma das chaves do sucesso do profissional e aí, além do conhecimento técnico, é preciso lançar mão do lado humano, cativando o aluno por meio do bate-papo, das informações sobre objetivos e resultados, ouvindo o aluno e suas necessidades.

Mensuração de resultados


"O marketing só será bem sucedido se contribuir para o aumento da clientela do profissional ou, pelo menos, para o aumento da procura pelo seu serviço", diz Teixeira, que, em junho, vai lançar o livro "Marketing Pessoal do Personal Trainer: Estratégias práticas para o sucesso", pela Phorte Editora, durante a Convenção Fitness Brasil Internacional, em sua cidade.

Uma das maneiras de mensurar os resultados da estratégia adotada está no fluxo de clientes ou ainda perguntar aos alunos ou prospectos como o conheceram. Essa pesquisa simples ajuda a descobrir qual ferramenta realmente funciona e para onde deve-se direcionar os investimentos. 


http://www.educacaofisica.com.br/index.php/especiais/especial-personal-training/25456-nao-basta-ser-bom-as-pessoas-precisam-saber-que-voce-e-bom-diz-especialista-sobre-marketing-para-personal-trainers
Fonte:Portal Educação Física 2/5/2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CONHECER PORMENORES DO ALUNO AJUDA A DEFINIR O MÉTODO DE TRABALHO



Personal trainer deve respeitar a individualidade e as expectativas dos clientes.

É comum, para quem está começando na carreira de personal trainer, ter algumas dúvidas quanto ao método de trabalho a ser adotado com cada cliente. Afinal, cada pessoa tem a sua individualidade, suas expectativas e objetivos e investe tempo e dinheiro no serviço deste profissional. “É fundamental para o treinador, antes de pensar em prescrever algo para o cliente, que ele conheça todos os pormenores da vida desse atleta ou cliente, para que todas as propostas e aplicações sejam elaboradas com total individualidade, tanto biológica quanto em valores humanos”, destaca o Prof. Ms. Leonardo Lima, fisiologista do exercício e preparador físico (preparadorfisicoleonardolima.blogspot.com.br). Além disso, é preciso compreender esses sonhos que permeiam os objetivos de cada cliente e, nada como um bate-papo detalhado e inicial para ajudar a conhecer essa pessoa e seus anseios.

Enquanto alguns personal trainers focam seus serviços em uma única modalidade, como corrida ou treino funcional, outros são multifacetados e atendem uma grande variedade de alunos, o que demanda maior preparo e especialização. “O personal trainer tem que ser um profissional completo. Não adianta apenas prescrever o treino. Tem que ter bagagem e maturidade profissional para selecionar a melhor estratégia para cada aluno”, destaca o consultor Artur Monteiro (www.arturmonteiro.com.br).

Traçando planos

Monteiro destaca três itens básicos que devem nortear o trabalho do personal trainer: “saber avaliar o aluno, planejar e prescrever o treinamento”. Depois de vencida a primeira etapa, que é o conhecimento sobre quem te contratou, vem a parte da organização e planejamento das estratégias a serem adotadas com aquele cliente, ou seja, a famosa periodização.

Fundamental para orientar o treinamento e a avaliação dos resultados dos clientes, a periodização é uma ferramenta de trabalho, mas é preciso que o personal trainer tenha um bom nível técnico para reconhecer as capacidades físicas (condicionais e coordenativas) do cliente para elaborá-la corretamente.

“Não existe desqualificação de grupos e objetivos para elaborar uma periodização. A periodização é o feito de planejamento, aplicação e controle/avaliação do processo de treinamento seja físico (sem fins competitivos) ou treinamento desportivo (com fins competitivos)”, conta Lima, dessa forma, mesmo que o cliente busque a qualidade de vida, cabe ao personal trainer desenvolver a organização do seu treinamento para que ele consiga chegar a esse resultado.

Monteiro conta que trabalhou muito tempo com atletas e é um dos pioneiros na divulgação da periodização para personal trainers e destaca que o nível de aptidão do cliente determina a quantidade de informação dessa organização. “Quanto mais condicionado o meu cliente, mais variáveis eu tenho que analisar e mais detalhista deve ser o treinamento. Afinal, pra quem treina se não tiver essa organização, ele não evolui, fica estabilizado e você perde o cliente.”

Dessa forma, além de ser uma orientação para o dia a dia de trabalho, a periodização ainda é uma ferramenta de fidelização do cliente, porque ela ajuda a avaliar os avanços, corrigir as etapas erradas do treinamento e ainda apresentar a ele a sua evolução, motivando-o a seguir na prática da atividade física e na contratação dos seus serviços.

A prática

A definição do treinamento a ser usado com cada cliente vem em sequência, na parte prática da aula. Monteiro ensina que há uma relação direta entre meio e método e a seleção do exercício tem a ver com o que o cliente gosta, com o que tem afinidade, para gerar fidelização. “E o método é como realizar o exercício: posso correr de forma contínua ou intervalada. O treino pode ser mais ou menos agressivo – o que tem a ver com a anamnese do cliente. Para quem é iniciante, por exemplo, um treino menos agressivo é mais interessante”, conta.

Lima conta que não existe método melhor ou pior, mas sim o momento e a carga correta para a aplicação em determinados métodos e a escolha do tipo de treinamento a ser adotado vai ser norteado pelos objetivos do cliente, que são descobertos depois da conversa inicial.

“O sonho e o objetivo não são do treinador, mas do cliente em questão – em se tratando de esportistas amadores e não profissionais”, conta Lima. Assim, é preciso avaliar a adequação do cliente ao programa elaborado para que ele não corra o risco de se lesionar, levando orientações científicas para que ele compreenda como o seu organismo vai se adaptar à proposta do treinamento e, se preciso, adaptando também a sua função como treinador, para que ele possa atingir o seu resultado.

O uso de acessórios, como ferramentas para chegar ao objetivo também é válido. Plintos, cones, escadas coordenativas, obstáculos etc são recursos para treinar o cliente, mas o ponto principal é o treinador. “Criatividade, motivação, dedicação e voz de comando: apenas o treinador consegue essa proeza!”, estimula Leonardo Lima.

Organização do personal trainer

Para poder controlar as informações de cada aluno, o personal trainer pode usar todas as ferramentas que conhecer e que melhor se adaptar. Alguns preferem as fichas de treino, preparadas com papel pautado e caneta, enquanto outros lançam mão da tecnologia para preparar essa documentação - da simples planilha de Excel até recursos mais modernos.

“Se ele tem capital para investir, vale a pena adquirir um software, mas tem que tentar conhecer esse programa antes, porque alguns são bastante complicados, não roda se faltar alguma informação e aí o profissional não consegue dar continuidade ao trabalho. Precisa ser algo que facilite a vida do personal trainer e não que complique”, alerta Monteiro.

Seja qual for a opção, Lima conclui que “o importante é ter este controle do micro (sessão de treino - dia de treino) e do macro (semanas, meses e anos). Sem estes dados apontados e estudados tudo será aleatório no processo da periodização. Pode ser um caderno, notebook, tablet... O equipamento pouco importa, o que vale é o cuidado nas anotações para trazer seriedade e profissionalismo na relação entre personal trainer e cliente”.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

GESTÃO FINANCEIRA DO PERSONAL TRAINER

Ter uma boa gestão financeira evita dores de cabeça na vida pessoal e profissional.

Ter uma vida organizada é importante em todas as áreas, mas quando falamos da vida financeira, organizar as despesas e lucros se torna ainda mais essencial. Quem tem emprego fixo acaba tendo mais facilidade para lidar com as continhas e quem é autônomo, como os personal trainers, precisam redobrar a atenção para saber como cobrar e como se organizar para as eventualidades.

Membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainer (sbpt.com.br), Giulliano Esperança conta que é fundamental para o personal trainer trabalhar com programas e treinamento de, no mínimo, três meses para evitar surpresas desagradáveis. “Quando eu cobrava por mês, acabava quebrado nos meses de julho e dezembro porque o pessoal ia viajar e não queria me pagar. Depois que comecei a cobrar por programas, os alunos passaram a entender que existe esse compromisso com o profissional. A programação de gestão está no preparo para aprender a vender programas de tempos pré-determinados”, explica.

Gestão financeira

Quem não tem afinidade com os números pode fazer cursos de gestão para se sentir mais confiante a criar a própria planilha de gastos. Os lucros vêm rapidamente nessa profissão, sendo que pra quem começa dentro de academia, o lucro é quase imediato, segundo Esperança. Além disso, ele indica alguns elementos básicos que são necessários pra essa gestão e que devem ser considerados:

Organização: é preciso ter esta característica na vida pessoal e na agenda para poder cumprir aquilo que é combinado com o cliente.

Disciplina: “já vi aluno contar que o personal ligou domingo à noite para perguntar se podia desmarcar a aula da segunda cedo porque ele estava viajando e ia chegar tarde”, critica Esperança. Sem disciplina e comprometimento não se consegue reter alunos e construir uma carreira.

Estudar: é preciso dedicar tempo e investir dinheiro para adquirir conhecimentos fora da sua área de atuação, como marketing e vendas – “tem que saber como criar valor pro aluno querer comprar a sua venda” – que vão ajudar no exercício da profissão.

Economizar: assim como se fosse uma empresa, é preciso poupar de 5 a 7% mensalmente para poder se manter nos meses de sazonalidade ou caso algum aluno saia. Afinal, os imprevistos sempre podem acontecer e esse dinheiro fica reservado para as emergências.

Conhecimento jurídico: se não tem como manter um advogado constantemente, vale a pena investir em uma consulta para a elaboração de um contrato que “seja válido, mas não agressivo” para apresentar aos alunos e que contemple informações como formas de pagamento, reposição de aulas etc.

Empresa: abrir ou não?

“Vejo muito personal que era excelente profissional e, depois que abriu empresa não se tornou um excelente empresário”, diz Esperança, que também é membro da Sociedade Latino Americana de Coach e acredita que é preciso analisar diversos aspectos para tomar essa decisão.

Embora a administração tenha as mesmas lacunas a serem preenchidas por quem é personal e por quem tem empresa, este segundo precisa ter capacidade para lidar com uma equipe e para gerir aspectos como estar 24 horas disponível para a empresa e se preocupando com ela, lidar com custos de aluguel, despesas trabalhistas, contabilidade etc.

“Sugiro fazer um levantamento bastante detalhado e tentar colocar na roda da vida, que abrange aspectos como saúde, espiritualidade, profissão, desenvolvimento pessoal, relacionamento, dinheiro, ambiente físico, lazer e diversão. Veja qual vai ser o impacto que a empresa vai ter nessas áreas da sua vida, se vai ser positivo ou negativo e se vale a pena pra você, se não afetam negativamente a ponto de desmotivar”, aconselha.

Onde guardar
Não é preciso investir em softwares caros para fazer um bom planejamento financeiro. Segundo Giulliano Esperança, o bom e velho Excel dá conta do recado com destreza e ele indica que a planilha contenha informações sobre o que recebeu, o que cada aluno vai pagar e as despesas, listadas da maior para a menor.

“Coloque gastos básicos como telefone celular, plano de saúde, água e frutas – caso forneça ao cliente -, locomoção etc. Eu trabalho com planilhas simples com os gastos pessoais e profissionais. Para as regalias, uso um cartão de crédito com limite baixo, assim me presenteio de vez em quando sem sair do limite.”

Saber dividir o que é gasto pessoal e o que é profissional também é interessante, mas deve ser analisado individualmente. “Quem está começando e ainda mora com os pais tem menos custos do que quem já é casado e tem um ou dois filhos.”

É preciso imaginar qual é o salário que se quer ganhar, colocar as despesas com aquilo que precisa para trabalhar (equipamento, carro, plano de saúde, alimentação e cursos): “as despesas extras não devem ultrapassar 50% dos ganhos, partindo da ideia de que a pessoa mora com os pais. Para os que têm família a conta muda e esse valor reduz”.

Por Jornalismo Portal EF

quinta-feira, 2 de maio de 2013

VOCÊ CONHECE O CROSSFIT?

Treino de CrossFit combina ginástica, atletismo e força
Conheça oito vantagens do método que promete queimar até 1500 calorias no treino
Para ter mais força muscular, é preciso fazer musculação. Quem quer flexibilidade, faz aulas de alongamento. Já quem quer melhorar a capacidade respiratória, busca a natação. Não seria melhor fazer um só exercício que combine todos os benefícios para o corpo de uma só vez? É esse o objetivo do CrossFit. "Ele é um esporte derivado de vários outros, tais como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso", conta Luiz Mello, proprietário e treinador da CrossFit BH (MG).

O
CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das forças armadas americanas. O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo - sem gorduras e com o corpo em ótima forma. Saiba mais como funciona esse método e conheça as suas vantagens.
1. Trabalha todas as aptidões físicas
"A proposta do CrossFit é utilizar movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade com o objetivo de melhorar todas as capacidades de seus participantes", explica Luiz Mello. Sabe quais são todas elas? Confira:

- Resistência cardiovascular e respiratória;
- Resistência muscular;
- Força;
- Potência;
- Precisão;
- Agilidade;
- Coordenação;
- Flexibilidade;
- Equilíbrio.

Um bom programa de treino de CrossFit precisa desenvolver cada uma delas, melhorando a saúde e a qualidade de vida de quem pratica.
Corpo preparado para qualquer tarefa
"Temos uma grande transferência das atividades realizadas dentro da academia para as atividades diárias, melhorando a qualidade de vida geral", afirma o treinador Luiz. Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit estão relacionados a movimentos que utilizamos no dia a dia: correr para pegar um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras do supermercado, subir e pegar algum objeto do alto do armário etc. De uma forma mais lúdica, você pratica esses movimentos durante o treino e consegue melhorar a sua condição física para realizar as tarefas rotineiras. 
Emagrece - e muito!
Os exercícios de alta intensidade do CrossFit fazem com que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. "Não é comum a prática do CrossFit com o uso de monitores, mas existem estimativas de que o gasto é de 800 a 1500 calorias durante um treino, dependendo da proposta do dia", conta Fábio Barros, coordenador da CrossFit Campinas (SP).

Segundo um estudo liderado por Holden MacRae, coordenador do Curso de Medicina Esportiva da Universodade Pepperdine (EUA), o
metabolismo fica acelerado durante duas horas após um treino de CrossFit. Em treinos de baixa intensidade, esse tempo costuma ser de apenas 20 minutos, aproximadamente. 
Musculação garantida
Você tonifica e define os músculos de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional. "Ao contrário do treino dessas academias, o treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, além de utilizar apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos em vez de aparelhos de musculação", explica Fábio Barros. Ele conta que, em alguns treinos, a carga de trabalho é o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio da pessoa. "Isso diminui consideravelmente o risco de lesões", diz. 
Sem monotonia
A grande maioria dos treinos de musculação nas academias convencionais costuma ser sempre do mesmo jeito: durante muito tempo você realiza os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos e com a mesma sequência. Se essa regularidade é monótona para você a ponto de interferir no seu ânimo do treino, talvez seja melhor procurar um exercício como o CrossFit. Os treinos mudam todo dia, tanto a sequência quanto o tipo de exercício realizado. Dessa forma, o seu corpo e a sua mente são sempre desafiados. 
Redução do estresse
Por ser intenso e diferente a cada dia, o treino exige que você esteja 100% com o corpo e a mente concentrados no exercício. Não há espaço para outras preocupações, como trabalho, compromissos etc. Além disso, a energia acumulada pela tensão dos compromissos do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade. Como resultado, você vai para casa após o treino com a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse
Resultados rápidos
"Segundo algumas pesquisas, um treino em alta intensidade alcança resultados mais rápido do que um treino de intensidade menor, no que diz respeito à queima de gordura e ganho de condicionamento físico", conta Fábio Barros. Mas é claro que o treino deve respeitar a sua condição física. Segundo o treinador Luiz, alguns exercícios são modificados e a carga de treinamento varia, respeitando o nível de condicionamento e as limitações de cada um. "A pessoa irá progredindo nos movimentos, tanto em carga quanto em complexidade, de forma gradativa e motivadora", explica. 
Mais autoconfiança
Você é testado a passar do seu limite a todo o momento. O treino - que dura por volta de 60 minutos - é composto por três partes: aquecimento (preparo do corpo), técnica (como executar os exercícios) e WOD (Workout of the Day, ou "missão do dia"). "Este último é o momento mais aguardado da aula, pois sempre é uma surpresa", conta Fábio Barros. Ele pode ter uma combinação variada de exercícios, como corrida, abdominais, flexões, agachamentos, arremessos e outros movimentos.

É no WOD que você trabalha a sua autoconfiança, além - é claro - das aptidões físicas. Segundo o treinador Luiz, os desafios impostos durante o treino ajudam os praticantes a conhecer e ampliar seus limites, transferindo essa melhora para sua vida esportiva, pessoal e profissional.
 

Fonte:Portal Minha Vida 3/4/2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

É CARO OU É BARATO? DEPENDE DA PERCEPÇÃO DE VALOR

É caro ou é barato? Não seria correto afirmar se este seja o fator decisivo na escolha de uma academia, ou ainda, na escolha por frequentar ou não uma academia. Ainda que, quase que diariamente, observamos pessoas que, ao tomar conhecimento do preço, desistem de efetuar a sua inscrição por julgá-lo elevado.
Mas como funciona este raciocínio na mente do consumidor? De infinitas maneiras. Afinal, consumidores são seres humanos e como tais, são diferentes uns dos outros. Podemos, porém estabelecer algumas linhas de pensamento.
Para o potencial cliente que raciocina a partir do número de vezes que planeja frequentar a academia, independentemente do valor cobrado, a mensalidade pode parecer cara para caso ele não utilize a academia mais de uma vez por semana. Em contra partida, para um frequentador regular (3 ou mais vezes por semana), o custo de cada visita à academia se torna mais interessante. Sua relação “custo x benefício” passa a “valer a pena”.
Podemos entender outros comportamentos em relação a preço, se, por um instante, voltarmos aos nossos conceitos de desejos e necessidades. Quando incluímos o fator preço nesta análise, chegamos ao conceito de valor agregado. O preço de um produto ou serviço não é percebido como “caro” ou “barato”. O benefício emocional que obtemos deste produto é que nos vai fazer escolhe-lo ou não.
No caso da academia, ninguém compra uma esteira ou um aparelho de musculação quando faz sua inscrição, mas sim os benefícios que estes equipamentos quando utilizados de forma adequada trarão, tais como um corpo, um melhor desempenho em uma atividade esportiva ou definição muscular, entre outros.
Resumindo, para um melhor entendimento, poderíamos utilizar a seguinte fórmula:
PREÇO = valor monetário/desejo
Para um mesmo valor monetário, as percepções diferem sendo que a relação custo x benefício é mais favorável, quanto maior for o desejo pelo produto ou serviço adquirido.
LAmoroso
www.lamoroso.com.br