quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FIT FORUM CAMPOS 2013: NOVA PROGRAMAÇÃO

FIT FORUM CAMPOS 2013
Coordenação: Prof.Angelo Gonçalves Dias
Data: 02/03/2013, sábado
Local: Academia Nova Estação - auditório
Horário: 8:30 – 16:30

Programação:
8:30 Credenciamento

9:00 – 10:30  RECUPERAÇÃO MUSCULOESQUELETICA: COLUNA
Prof.Cesar Knifis
Graduado em Fisioterapia UCP
Licenciatura Plena em Educação Física UNESA
Personal Trainer

10:30 – 12:00 PERIODIZAÇÃO NA MUSCULAÇÃO
Prof.Franz Knifis
Mestrado em Motricidade Humana UCB
Pós-graduação em Musculação Univ.RURAL
Personal Trainer
 
12h – 13h Almoço
 
13:00 - 14:00 REABILITAÇÃO CARDÍACA: a importância do Professor de Educação Física
Prof.Patrício de Souza
Mestrando em Ciências do Desporto UTAD Portugal
Pós-graduação em Exercício Físico Aplic.aReab.Cardíaca e a Grupos Especiais UGF
Personal Trainer

14:00 – 15:00 EMERGÊNCIAS NA ACADEMIA: o papel do professor
Prof.Rodolfo Freitas
Bombeiro Militar há 10 anos
Cursos de Extensão em Fisiologia do Exercício e Personal Training
Personal Trainer
 
15:00 – 16:00 ADERÊNCIA AO EXERCÍCIO FÍSICO: responsabilidade do professor
Prof.Angelo Dias                          
Mestrado em Motricidade Humana UCB
Pós-graduação em Marketing Esportivo
Personal Trainer
 
16:00 Encerramento
 
Investimento: R$ 100,00 (almoço incluido)
50% de desconto para professores e estagiários da ACADEMIA NOVA ESTAÇÃO
Inscrições = vaatualiza@gmail.com ou na recepção da ACADEMIA NOVA ESTAÇÃO

domingo, 17 de fevereiro de 2013

VOCÊ ENTENDE WELLNESS?

Wellness é um termo utilizado para mostrar à sociedade que a atividade física tem uma essência muito mais ampla do que simples sessões de treinos, que visam “mais músculos” ou “menos gordura”.
Atualmente, no setor de fitness é muito comum nos depararmos com o termo wellness. Alguns “gurus” dizem que o foco agora é o wellness; que o wellness dá mais sentido para a atividade física etc. De tanto ler e ouvir sobre o tal do wellness, resolvi fazer algumas perguntas para verificar o quanto eu sabia desse assunto.
Abaixo você poderá ler as perguntas que fiz e também analisar as minhas respostas.

1) O que é wellness?

Irei fugir da tradução convencional. Wellness é um termo utilizado para mostrar à sociedade que a atividade física tem uma essência muito mais ampla do que simples sessões de treinos, que visam “mais músculos” ou “menos gordura”. Pelo meu olhar, acredito que o conceito wellness deu um sentido mais holístico para a atividade física, conseguiu extrair seus principais benefícios e apresentar o setor de maneira mais assertiva e positiva.

2) Como surgiu o wellness?

Como a maioria das mudanças que ocorre no mercado, a inserção do wellness no nosso vocabulário aconteceu diante de uma necessidade do setor de fitness. Necessitávamos de que a atividade física repercutisse na sociedade de uma maneira mais agradável. Sendo assim, acredito que o wellness surgiu com o objetivo de dar uma “cara mais simpática” ao setor (se é que você me entende?!). Antes disso, o setor era essencialmente “fitness”. Nessa fase, a imagem que a atividade física nos remetia era a de “músculos”, “suor”, “intensidade”. Com o wellness, passamos a tratar de “saúde”, “bem-estar”, “equilíbrio”, “harmonia” etc. Certamente, imagens bem mais adequadas e estimulantes. Gostei e gosto muito dessa “nova” abordagem que se mostra genuína e mais próxima dos “cidadãos comuns”, dos “sedentários”, dos “inativos”.

3) O mercado de fitness entende o wellness?

Sim! Atualmente, o mercado já entende o wellness, até por não se tratar de algo tão atual. Concluo que existe esse entendimento, pois percebo que muitas decisões são tomadas em função do wellness. Só discordo dos “gurus”, quando eles dizem que o wellness é o foco de tudo, que é a grande oportunidade!
Existe uma academia que é 100% fitness e que é uma superatração: a UFC Gym é uma academia focada nos lutadores e adoradores de lutas do tipo “vale-tudo” e caracteriza-se por treinamentos, suor e intensidade, passando longe do wellness. Vale conferir (http://www.ufcgyms.com). Citei a UFC, pois a academia foi desenvolvida sabendo e compreendendo a tendência wellness, mas apostando na grande oportunidade de uma academia 100% fitness nos dias de hoje.

4) Será que atuamos dentro do conceito wellness?

O mercado já entendeu, mas apresenta grandes dificuldades para “atuar wellness”. Ao meu ver, a atuação wellness envolve capacidades que vão além das informações técnicas, suficientes na época fitness. Para atuar wellness os profissionais devem ser estratégicos e empáticos, devem ter uma visão mais ampla das pessoas e proporcionar momentos positivos por meio da atividade física, além de gerar bons resultados de saúde e bem-estar. Profissionais de Educação Física com essas características são raros. Fazendo uma analogia simples, acho que as faculdades e cursos formadores desses profissionais ainda pensam e atuam fitness. A maneira de ensinar esses profissionais não evoluiu conforme o mercado, mas isso é outra história.
Então, você, leitor, compreende o wellness?
Um abraço!
Caio Correia é Coordenador de Projetos e Cursos de Competition Academia e membro da Board do Fitness XP Group. caio@competition.com.br

CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO

Construir uma carreira de sucesso é, sem dúvida, o desejo de todo profissional que atua nas mais diferentes áreas; médicos, engenheiros, advogados, economistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, estão constantemente em busca dos caminhos que os conduzirão ao mais alto degrau de projeção profissional e, consequentemente, sucesso!
O profissional de Educação Física que, historicamente sempre atuou como professor ministrando aulas de educação física na educação formal, nos programas de recreação e lazer e nos esportes de competição, à partir dos anos 90’, para atender as novas tendências e mudanças no mercado de trabalho, passa a atuar como Personal Trainer.
No entanto é importante lembrar que no inicio dos anos 70 e, principalmente na década de 80, com o aumento o grande aumento das academias ginástica, o profissional de educação física passa a ter uma nova oportunidade de trabalho: atuar como professor de ginástica em grupo e de musculação.
No Brasil, particularmente no inicio da década de 80, a academia RUNNER, graças a sua qualidade técnica, resultado de um trabalho de formação de “jovens talentos” e a utilização da ginástica aeróbica como principal modalidade de exercício, é referencia nacional e internacional, é tida como modelo de qualidade e inovação, servindo de inspiração para as novas academias e principalmente, referencia e centro de capacitação profissional..
Segundo dados da IDEA – Health & Fitness Association, os primeiros relatos de atuação profissional e cursos de formação para Personal Trainers são de 1993, muito embora é sabido que muitos anos antes desta data professores de Educação Física no Brasil, e também no exterior, já atuavam como “professores particulares de ginástica”.
Muito embora ministrar aulas para grupos é uma prática bastante antiga, o treinamento personalizado é, no entanto, uma forma relativamente nova para o professor de educação física que tem buscado nos últimos 15 anos, nos congressos, encontros técnicos, cursos de extensão universitária e de pós-graduação informações científicas para prepará-los para atender a demanda do mercado cada vez mais ávido por profissionais competentes, que atendam as necessidades individuais.
Diante deste novo quadro profissional, as perguntas da grande maioria dos “personal trainers”, professores de ginástica para grupos e de musculação, que participaram dos cursos que ministrei, tanto no Brasil como na Europa, ou mesmo aqueles que tenho contato pessoal, estão sempre relacionadas com as seguintes questões:
Qual o perfil adequado, quais conhecimentos científicos, que habilidades desenvolver (motoras, cognitivas, sócio afetivas), ter um corpo musculoso para impressionar o cliente… Enfim, todas as questões estão relacionadas ao desenvolvimento de competências necessárias para desempenhar bem sua atividade profissional.
Considerando a minha formação acadêmica, mestrado em educação física, especialização em treinamento personalizado na Clínica do Dr. Cooper em Dallas, 44 anos de experiência na área de Educação Física e proprietário e professor de um Centro de Aptidão Física Personalizado, desde 1990, atendendo mais de 250 alunos, além de professor e Diretor Técnico das Academias RUNNER e Cia. Athlética e palestrante de mais de 450 cursos de formação profissional e atualmente Consultor Científico das Academias RUNNER e Professor da Faculdade de Educação Física da UniFMU, desenvolvi um modelo conceitual sobre a atitude profissional, fundamentado na minha formação acadêmica e nas experiências práticas: Os 3 pilares do sucesso profissional.
Como modelo conceitual é importante ressaltar que não é único, existem outros modelos, abordagens que tratam do tema, não está finalizado, é dinâmico e continuo, porém, particularmente para mim, serve de orientação para a minha carreira profissional e para todos aqueles que me procuram.
Gostaria de ressaltar que, originariamente este texto foi elaborado para ser utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação com o objetivo de estudar especificamente a formação do profissional de educação física para atuar como Personal Trainer, Professor de Ginástica para Grupos e de Musculação.
No entanto o seu conteúdo é básico para compreender a construção do processo de formação geral e específico do profissional de Educação Física para atuar, principalmente em situações que necessita se relacionar com pessoas, elaborar, prescrever e aplicar programas de treinamento para pessoas com diferentes objetivos, ou seja, aptidão física, saúde e bem-estar, estética e desempenho.
Para tanto é importante conhecer os 3 Pilares do Sucesso! Lembrando que, existem outros fatores que também deverão ser desenvolvidos, porém, considerando a minha experiência prática e formação acadêmica, estes são imprescindíveis.
Como modelo conceitual é importante ressaltar que não é único, existem outros modelos, abordagens que tratam do tema, não está finalizado, é dinâmico e continuo, porém, particularmente para mim, serve de orientação para a minha carreira profissional e para todos aqueles que me procuram.
 
Prof. Ms. Mauro Guiselini é Mestre em educação física pela USP, Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini, Colaborador do Programa BEM-ESTAR da Rede Globo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

10 HÁBITOS QUE PREJUDICAM A DIETA

10 hábitos que prejudicam a dieta
Na hora de perder peso, a regra é simples: investir em refeições saudáveis e pratricar exercícios. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter uma alimentação pouco calórica não é garantia de uma silhueta mais fina. Há outros hábitos que podem contribuir para o sucesso da dieta, como evitar o excesso de sal e comer devagar. O site Entre Mujeres listou 10 erros mais comuns na guerra contra a balança.
Pular refeições: pular as refeições não ajuda a perder mais peso, pelo contrário. O ideal é comer a cada três horas para que o metabolismo continue acelerado ao longo do dia, o que ajuda a queimar calorias e controlar a fome.
Não beber líquidos o suficiente: todo mundo precisa consumir pelo menos 2,5 litros de bebidas não alcoólicas e não açúcaradas por dia. Além de água, isso inclui chá, suco natural ou sopa. Tudo conta.
Abusar de alimentos light: em geral, alimentos light oferecem menos açúcar, gordura e calorias que a versão original, mas isso não quer dizer que podem ser consumidos à vontade. Sua função é economizar calorias desde que sejam ingeridos com moderação.
Comer poucos legumes: qualquer dieta deve ser rica em fibras, e os legumes e verduras contribuem generosamente para isso. Por isso, o indicado é consumir uma porção generosa no almoço e no jantar.
Não fazer lanches entre as refeições: pular os lanches entre as refeições ou optar por alimentos gordurosos, como biscoito ou chocolate, prejudica a dieta. Se estiver em dúvida do que consumir, coloque iogurte, frutas, barra de cereais, cubinhos de cenoura e tomate-cereja em seu carrinho de compras.
Comer rápido: a forma de comer é o segredo para alcançar a saciedade, melhorar a digestão e evitar o inchaço. Tire um tempo para cada refeição, concentre-se nos talheres, mastigue bem e fique longe de televisão e telefones durante o almoço e o jantar.
Pular o café da manhã:pular a primeira refeição do dia diminui a quantidade de açúcar no sangue e aumenta a fome mais tarde. O resultado é um metabolismo lento e um almoço com porções maiores.
Estabelecer proibições: todo plano de perda de peso deve ter um dia livre na semana para comer algum alimento calórico, como pizza ou chocolate. Isso ajuda a não desistir da dieta e alivia as tensões.
Consumir bebidas alcoólicas: o ideal é evitar o álcool, mas se você não resiste a uma cervejinha, consuma apenas aos finais de semana.
Excesso de sal: o sal não é um alimento calórico, mas ajuda a reter líquidos, além de aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Opte por temperos mais saudáveis.

Fonte:Terra 6/2/2013

EXERCÍCIO PREVINE CRESCIMENTO DE GORDURA MAIS NOCIVA APÓS LIPOASPIRAÇÃO

Exercício previne crescimento de gordura mais nociva após lipoaspiração
A lipoaspiração tende a desencadear um mecanismo de reposição de gordura no organismo. Não no mesmo local de onde o tecido adiposo foi retirado, mas entre os órgãos. A gordura subcutânea retirada, portanto, dá lugar à gordura visceral, que é o tipo mais prejudicial à saúde. A pesquisadora Fabiana Braga Benatti, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, descobriu que a adoção de uma rotina de exercícios físicos após a cirurgia é capaz de prevenir esse mecanismo compensatório.
Participaram do estudo 36 mulheres sedentárias de 20 a 35 anos que se submeteram à lipoaspiração abdominal. Dois meses após a cirurgia, as voluntárias se dividiram em dois grupos: metade passou a fazer exercícios três vezes por semana e a outra metade permaneceu sedentária.
O programa de exercícios adotado pelas participantes do estudo - que consistia de alongamento, exercícios aeróbicos e de força, com duração que variava de 60 a 90 minutos - foi seguido durante 16 semanas.
"Observamos que, seis meses após a cirurgia, as mulheres que não treinaram não tiveram um retorno daquela gordura que foi retirada, que é a subcutânea. Porém, tiveram um crescimento compensatório de gordura visceral, o que não ocorreu com as mulheres que treinaram", diz Fabiana. De acordo com o estudo, esse crescimento compensatório é provocado pela queda do gasto energético total das pacientes sedentárias e não pelo aumento do consumo alimentar.
A quantidade de gordura subcutânea e visceral antes e depois da lipoaspiração foi medida por exames de tomografia computadorizada realizados no Hospital 9 de Julho, com quem os pesquisadores firmaram parceria. A gordura visceral é a responsável por aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e também está associada com o surgimento da diabete.
Compensação. Fabiana explica que esse processo de recuperação tende a acontecer porque a gordura não é inerte. "Quando se retira uma grande quantidade de gordura de repente, ela tende a se recuperar. O corpo luta contra essa perda", diz. Seu grupo de pesquisa já havia constatado esse mesmo processo em ratos.
O cirurgião plástico José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que o processo de recuperação da gordura após a lipo só ocorre se o paciente aumentar de peso. "Como as células adiposas foram retiradas do tecido adiposo subcutâneo, há uma tendência, se houver aumento de peso, de aumentar a gordura visceral. Se a paciente mantiver o peso, fica como estava após a cirurgia", diz.
Ele afirma que, além da prática de exercícios físicos, outro fator que contribui para melhores resultados da lipoaspiração é o paciente estar próximo de seu peso ideal antes do procedimento. "A lipoaspiração ideal tem o objetivo de tirar gordura localizada e não de emagrecer", diz Aboudib. Por isso, a cirurgia não deve ser recomendada para obesos ou para pessoas que não estão em boas condições de saúde.
O cirurgião plástico Alan Landecker, autor do livro Cirurgia Plástica: Manual do Paciente, acrescenta que a lipoaspiração deve ser cogitada somente em casos de pessoas que não conseguiram perder a gordura localizada por meio de alimentação adequada e prática de exercícios. "Após a cirurgia, se o paciente continuar comendo direito e aderir a um programa rígido de educação física, ele só tem benefícios e não é observada essa compensação", diz o médico.
Landecker observa que, na prática de exercícios pós-lipoaspiração, a musculação é muito importante porque promove o aumento do gasto de calorias. "Quanto mais massa magra no corpo, mais calorias você gasta." O fortalecimento dos músculos também é importante para manter a pele mais firme. "A pele tem ligações com a musculatura. Quanto mais forte, mais a pele vai ser puxada pelo músculo", diz. Os exercícios aeróbicos também são essenciais para a perda de peso e para promover a saúde.
A prática começa a ser liberada após 15 dias da cirurgia, mas apenas para exercícios mais leves. Práticas mais intensas podem ser feitas, sob autorização médica, após um mês.
Para Fabiana, a mensagem principal do estudo é que os candidatos à lipoaspiração devem ter a consciência de que a gordura pode retornar depois da cirurgia, caso as recomendações médicas não sejam seguidas adequadamente. "E se, mesmo assim, optarem por se submeter à cirurgia, que entendam a enorme importância de fazer exercícios depois do procedimento" alerta a educadora física.
Popular. A lipoaspiração foi a cirurgia plástica mais realizada em 2011, de acordo com levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) em conjunto com a SBCP. Em 2011, 211.208 lipoaspirações foram realizadas no Brasil. No mesmo ano, foram 148.962 cirurgias de prótese de silicone nas mamas, que havia sido a mais realizada em 2007, ano do último levantamento. O mesmo estudo aponta que o número de cirurgias plásticas passou de 629.287, em 2008, para 905.124, em 2011, aumento de 43,8%.

Fonte:Estadão 6/2/2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


FIT FORUM CAMPOS 2013
Coordenação: Prof.Angelo Gonçalves Dias
Data: 23/02/2013, sábado
Local: Academia Nova Estação - auditório
Horário: 8:30  – 16:30

Programação:
8:30        Credenciamento

9h – 10h  ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA CIDADE NO CICLO OLÍMPICO
                 André Felippe Falbo Ferreira (PAMPA)
                 Secretário de Esportes de Campos dos Goytacazes

10h – 11h REABILITAÇÃO CARDÍACA: a importância do Professor de Educação Física
                Prof.Patrício de Souza
                Mestrando em Ciências do Desporto UTAD Portugal
                Pós-graduação em Exercício Físico Aplic.aReab.Cardíaca e a Grupos Especiais UGF
                Personal Trainer

11h – 12h EMERGÊNCIAS NA ACADEMIA: o papel do professor
                    Prof.Rodolfo  Freitas
                    Bombeiro Militar há 10 anos
                    Cursos de Extensão em Fisiologia do Exercício e Personal Training
                    Personal Trainer

12h – 13h Almoço

13h – 14h PERIODIZAÇÃO NA MUSCULAÇÃO
                    Prof.Franz  Knifis
                    Mestrado em Motricidade Humana UCB
                    Pós-graduação  em Musculação  Univ.RURAL
                    Personal Trainer

 14h – 15h PRESCRIÇÃO DE CORRIDA: desenvolvimento, aperfeiçoamento e recuperação
                    Prof.Marcos Almeida
                    Mestrado em Motricidade Humana UCB
                    Pós-graduação em Ciência da Musculação UGF
                    Personal Trainer
 
15h – 16h RECUPERAÇÃO MUSCULOESQUELETICA: COLUNA
                    Prof.Cesar Knifis
                    Graduado em Fisioterapia UCP
                    Licenciatura Plena em Educação Física UNESA
                    Personal Trainer 

16:00           Encerramento

Investimento: R$ 100,00 (almoço incluido)
50% de desconto para professores e estagiários da ACADEMIA NOVA ESTAÇÃO
Inscrições =  vaatualiza@gmail.com ou na recepção da ACADEMIA NOVA ESTAÇÃO

CONSTRUINDO O VALOR DA MARCA



No mundo de hoje, várias empresas procuram atender demandas iguais e competem por consumidores com o mesmo perfil. No mercado fitness não é diferente. Então, o que leva uma pessoa a escolher uma academia para entrar em forma e não a concorrente? A resposta mais óbvia pode ser o preço, mas o processo de decisão de um consumidor muitas vezes é influenciado por outra razão, o brand equity. Mas o que isso significa?
Brand equity é o valor agregado que um consumidor aceita pagar por um produto ou serviço graças à força de uma marca. Uma bermuda de fitness, sem detalhes, por exemplo,
 custa R$ 60,00, aproximadamente. Agora se essa mesma peça de roupa ostentar o logotipo de uma famosa fabricante de artigos esportivos, o valor pode ser de R$ 120,00 ou até maior que isso.
Isso ocorre porque, ao atribuir valor a sua marca, uma empresa pode agregar valor econômico e cobrar mais que a concorrente. "Pode também ter um nível de recomendação mais forte, aumentar a retenção de seus clientes e dos colaboradores, tão importantes quanto os clientes, pois em um momento em que temos real carência de mão de obra treinada, marcas fortes atraem e retêm bons profissionais", declara Eduardo Tomiya, diretor geral da BrandAnalytics e autor do livro Gestão do Valor da Marca.
Mas o que faz uma pessoa aceitar pagar mais por um produto ou serviço não é a marca em si, e sim o que ela representa. "Eu posso escolher uma marca porque eu quero ser percebido como uma pessoa importante, por exemplo. Ou posso comprar uma caminhonete para mostrar que pratico surfe ou que eu tenho espírito aventureiro", diz Marcos Hiller, coordenador do MBA de Marketing da Trevisan Escola de Negócios e autor do livro Branding: a arte de construir marcas.
Atributos
Para ser forte, uma marca precisa ser lembrada pelos consumidores. Mas de nada adianta para uma empresa ter uma marca conhecida se ela não consegue ser relevante. Em muitos casos, uma academia pode ser conhecida pelas pessoas, mas não ser vista como opção.
Além disso, para ser consistente, uma marca precisa ter vantagens competitivas perceptíveis. Atributos como localização, bons equipamentos e perfil jovem podem ser associados a uma marca, enquanto outra pode ter seus diferenciais associados aos profissionais bem treinados e acessíveis.
A lealdade do cliente é outro elemento fundamental para a construção de uma marca. Seu grau de satisfação é fundamental, até porque ele pode ser o responsável por recomendar os serviços ou produtos para terceiros. "Hoje, com o advento das redes sociais, este atributo torna-se muito importante. E quando um cliente de sua academia recomenda a sua marca para seus colegas, isso tem um peso enorme", declara Tomiya.
Percepção da marca
Na mente dos consumidores, uma marca é como um filme que é exibido toda vez que ela é exposta. Isso começa na forma pela qual a marca é conhecida, passa pelo acesso ao site e a primeira visita à academia e vai até a experiência propriamente dita.
O cliente compara o que foi prometido durante a matrícula e o que de fato foi cumprido e repara em detalhes como o estacionamento, vestiários, instrutores e os equipamentos. "O grande desafio neste processo é que tudo deve ser absolutamente consistente no que é chamado de posicionamento de marca. Como seres humanos, sempre gravamos momentos ou experiências ruins e muitas vezes damos pouca importância a aspectos positivos. Por isso, não adianta ter dez experiências boas e uma negativa. A experiência ruim prevalecerá. Ou seja, tudo tem de estar impecável. A partir dessa consistência, os atributos desejados para a marca são fixados na mente do consumidor e, então, começam a ter força", declara Tomiya.
Por isso, para saber qual é o valor percebido de sua marca, uma academia deve fazer perguntas à única pessoa que pode respondê-las com precisão: o cliente. Questões relacionadas à qualidade dos atendimentos são a única maneira de avaliar como sua marca é percebida. "É preciso perguntar para o consumidor quem é você. Perguntar se a forma como você pinta as paredes da academia agrada, se a qualidade do atendimento é boa e se os equipamentos estão de acordo com as expectativas. Somente dessa forma, você pode descobrir qual é o valor de sua marca", declara Hiller.
Ao questionar o cliente sobre aspectos que afetam diretamente o valor de sua marca, uma empresa pode decidir pelo reposicionamento. Mas, antes de tomar qualquer iniciativa para mudar a percepção na mente do consumidor, é preciso definir quais serão os objetivos e que benefícios trazem. "Feito isso, se o reposicionamento da marca for mesmo necessário, monte uma estratégia de comunicação e contrate profissionais especializados para ajudá-lo nesse processo", diz Hiller.
Se o objetivo é atribuir valor a uma marca, é indispensável fazer um planejamento. A empresa precisa definir que identidade quer ter, qual será sua função na vida das pessoas, para que tipo de público será sua marca, como ela quer ser percebida e, principalmente, o que ela quer ferecer ao consumidor.
Transformação
Em busca de valorização de produtos e reposicionamento no mercado, algumas empresas transformaram a visão dos consumidores em relação a suas marcas. Um bom exemplo é o das sandálias Havaianas. Hoje, a marca está presente em mais de 63 países. Mas, nem sempre foi assim. Por muito tempo, o produto foi visto como popular e seu uso ficou restrito a consumidores com baixo poder aquisitivo.
Com o surgimento de vários concorrentes com produtos similares, as Havaianas tiveram dificuldade de manter o posicionamento no mercado. Era necessário expandir seu público. Foi assim que surgiram as Havaianas top, com apenas uma cor, normalmente vibrante, e com solado diferente. O preço também foi modificado e várias celebridades passaram a participar das campanhas publicitárias do produto. Com essas estratégias de marketing, o posicionamento das Havaianas mudou.
Hoje, as associações com a marca são positivas. A qualidade das Havaianas é reconhecida pelo consumidor e o produto é visto com alguma facilidade nos pontos de venda. Novos modelos foram criados e, no exterior, as sandálias chegam a custar até US$ 100,00.
Fonte:Fitness Business 17/10/2012

10 TENDÊNCIAS DO FITNESS PARA 2013



Spinning, ginástica localizada e natação têm muitos benefícios, mas vão ficar longe dos holofotes das academias no próximo ano. Em 2013, são outros os exercícios que vão chamar a atenção, de acordo com os pesquisadores da Georgia State University, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram o Top 10 das academias do próximo ano. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos. O American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal endossou o levantamento e, na sua edição de outubro, publicou a lista para quem quer colocar o corpo no ritmo das novidades. Quer saber quais são elas? O Minha Vida conversou com os especialistas brasileiros e te conta quais são.
Fortalecimento do core
Adriano Coronato explica que core é uma expressão para definir os músculos que vão do meio da coxa até parte do abdômen, ou seja, refere-se aos músculos do quadril, abdômen e coluna lombar. O benefício é um centro de gravidade corporal mais forte, o que vai te dar mais equilíbrio, resistência física e ainda melhorar a sua postura. "Para malhar esses músculos, além de exercícios abdominais, são trazidos alguns exercícios específicos do pilates e do treino funcional", afirma Adriano Coronato.
Exercícios com o peso do corpo
Achou estranho? Pois você pode estar fazendo esses exercícios há algum tempo sem nem saber. São as flexões de braço, agachamento, exercícios de braços nas barras, entre outros. Segundo os pesquisadores da Georgia State University, além de ser um jeito eficaz de entrar em forma, esses exercícios não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos. "O governo está colocando pranchas e outros aparelhos em praças e parques, o que influencia, e muito, a prática desse tipo de exercício", explica Adriano Coronato. Tire proveito dessa atividade eficiente e financeiramente viável.
Treino funcional
O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso e definir músculos. "A ideia do treino é que, diferentemente da musculação que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o treinamento trabalhe o corpo de forma global", explica Givanildo Matias. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio. 
Musculação
Isso mesmo, ela continua a queridinha das academias - e esse amor tende a aumentar. O educador físico Adriano Coronato, personal trainer de São Paulo, explica que isso acontecerá, principalmente, pela difusão de academias e disponibilização de aparelhos em parques e praças. "Além disso, nenhum outro esporte permite o ganho de tônus e força muscular tão rapidamente, você consegue sair do sedentarismo e ver resultados logo", complementa Adriano, que cita a simplicidade da execução dos exercícios como um ponto forte da atividade. Outro item favorável a ela inclui a recomendação pelos médicos no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, osteopenia e diabetes.
Obesidade infantil e exercício físico
A obesidade já não tem mais idade para chegar, segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade, situação em que o excesso de peso é encarado como doença. Junto com as medidas para adequar a dieta das crianças, vem também a procura pela atividade física. Givanildo Matias conta que os pequenos precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e joguinhos eletrônicos.
Exercício para emagrecer
Não é a toa que ele não cai do top 10, afinal, a perda de peso nunca sai de moda. Exercício aeróbicos que te ajudam a mandar embora os pneuzinhos a mais continuam em destaque. Adriano Coronato conta que cerca de 90% dos seus alunos têm como objetivo o emagrecimento. "Hoje em dia, as pessoas se incomodam com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde, os prejuízos do excesso de peso são bastante temidos", afirma.
Programas de exercício para pessoas mais velhas
"A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos para a academia", explica Adriano Coronato. Programas elaborados pelo governo e até pela mídia como um todo reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.
Personal trainer
Um personal trainer elabora um programa de treinamento só seu e te acompanha, orientando e fazendo adaptações, para que você conquiste seus objetivos. Além disso, os riscos pelo excesso de treino ou por se exercitar da maneira errada são minimizados com essa supervisão contínua. Givanildo Matias explica ainda que a atividade se popularizou em função da melhora do perfil econômico do brasileiro. "O poder de consumo aumentou, o que ajuda a democratizar a atividade".
Personal trainer em grupo
Givanildo Matias explica que existem três níveis de trabalho: o generalizado (feito em grandes grupos nas academias), o personalizado (com um personal trainer só para você) e meio termo, dividindo o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas. Apesar de não ser a ideal, essa é uma boa escolha, já que o profissional vai conseguir enxergar as suas necessidades individuais e assessorar na conquista dos objetivos. Financeiramente o negócio também é vantajoso, já que o gasto também é compartilhado.
Profissionais certificados e experientes
Pelo quinto ano consecutivo, a importância de educadores físicos bem preparados atingiu o topo da lista. Os pesquisadores dizem que programas de certificação nessa área estão crescendo e a expectativa é que o número passe de 251.400 em 2010 a 311.800 em 2020, 29% a mais.
O educador físico Givanildo Matias, conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT) explica que, no Brasil, a atividade de personal trainer ainda não tem parâmetros bem definidos. "Existem profissionais bons e ruins no mercado, até estudantes de educação física já se intitulam personal trainers", afirma. "A concorrência cada vez maior nesse mercado atraiu todo tipo de gente". Se informe sobre a formação e a experiência do profissional, também vale descobrir se ele tem as aptidões necessárias para atingir seu objetivo. "As franquias de personal trainer são uma boa alternativa para escolher um profissional, porque os profissionais passam por processo seletivo e capacitação para preencher a vaga", recomenda Givanildo. O cuidado minimiza os riscos e aumenta a eficiência do treino.
Fonte:Portal minha vida 14/11/2012