sábado, 28 de janeiro de 2012

INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS: UM MEIO DE SOBREVIVÊNCIA

Apesar de o mercado fitness ser um dos que mais cresce no mundo, muitas academias não acompanham esta tendência de forma sustentável. O que seria este crescimento sustentável? Trata-se do fato de a empresa crescer e conseguir manter-se no mercado por um longo tempo. Empresas que iniciam sem um planejamento bem estruturado, em média, fecham as portas em três anos e as academias também estão incluídas neste grupo. Investir dinheiro em um empreendimento que está programado para fechar por falta de planejamento dentro de um país burocrático como o nosso, em que abrir e fechar uma empresa é uma tarefa trabalhosa e onerosa, é um desperdício!
Qual seria a solução? Inovação. Nos negócios, este é um tema muito recorrente atualmente e não existe uma fórmula mágica para isso. Muitos empresários têm medo de mudanças por se sentirem seguros dentro de uma estrutura formal e conservadora, mesmo que isso signifique baixa lucratividade e até prejuízos passageiros.
Não é mais possível, em um mercado que cresce exponencialmente e que é cada vez mais competitivo, esperar o período de "alta" para gerar lucros para sua empresa. É justamente nos períodos de "baixa" que as academias poderiam experimentar novas atividades e serviços para gerar um índice de retenção mais elevado.
Para isso, é importante quebrar muitos paradigmas, atitudes e ações que são comuns no mercado, mas, como foi dito, geram os mesmos resultados insatisfatórios. A primeira coisa que deve ser feita é conhecer o seu mercado. Parece simples, mas tem muita gente abrindo academia simplesmente porque é um negócio que está "bombando". Outra ação muito produtiva é conhecer a concorrência. Você poderia saber o que a academia próxima a sua está fazendo para talvez adaptar ao seu empreendimento. Por que não? O conceito de concorrência é um dos paradigmas que pode ser quebrado. Que tal pensar na academia do lado como parceira? Ler revistas especializadas e participar de eventos com outros proprietários certamente abrirá sua mente para novas ideias. O empresário que prefere se fechar em sua empresa e tenta conduzir seu negócio sozinho está fadado ao insucesso. E quando tenta procurar ajuda, pode ser tarde demais.
Aulas específicas para determinados nichos, por exemplo, são algumas práticas inovadoras que têm dado certo em muitas academias. São exemplos, as aulas para a Terceira Idade, as aulas coletivas para crianças, grupos especiais, ginástica localizada só para homens, dentre outras. Planos de pagamento diferenciados, também podem fazer a diferença. Por que sua academia só oferece planos mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais ou anuais? Por que não implantar, por exemplo, um plano de sete meses que termina no meio do período de "baixa"? Isso pode estimular seu cliente a continuar se exercitando. Contratar funcionários especializados, principalmente para o setor de recepção/vendas, pode mudar seus resultados financeiros. As academias que mudam o foco da contratação ou implantam um programa de treinamento para esse setor têm experimentado resultados diferenciados.
Muitas outras ações inovadoras, que levarão sua empresa a um novo patamar de desenvolvimento, podem ser implantadas. Inovar não tem custo financeiro e só precisa de uma coisa: pensar. Para isso, é necessário que o proprietário exerça apenas essa função e não acumule outras como professor e coordenador. Se não fica como o pato. E patos não voam muito alto.

http://negociofitness.com.br

Fonte:portal Negócio e Fitness 11/1/2012

SEGMENTAÇÃO É A TENDÊNCIA DE EXPANSÃO DO SETOR DE BEM ESTAR

Em entrevista à revista O Empresário, de Santa Catarina, Waldyr Soares, presidente e fundador da Fitness Brasil, falou sobre o mercado de bem-estar e as transformações que estão ocorrendo.
Segundo o empresário, o mercado está crescendo devido à expansão da classe C e hoje já é possível perceber a demanda por atividade física que estava reprimida. Além disso, o aumento da expectativa de vida deve fazer com que essa demanda seja cada vez maior, devido à busca por mais qualidade de vida.
Waldyr aponta como tendência para os próximos anos a segmentação, destacando que já existem hoje academias focadas no público de baixa renda, infantil, feminino e no idoso ativo. O presidente da Fitness Brasil fala ainda sobre as academias a céu aberto, uma iniciativa que tem sido posta em prática pelos governos, mas destaca a importância do profissional de educação física nesses estabelecimentos, o que nem sempre acontece.
A revista traz ainda matéria sobre o setor. Leia a entrevista completa no link abaixo:

http://www.revistaoempresario.com.br/wordpress/wp-content/plugins/page-flip-image-gallery/popup.php?book_id=38

Fonte:Revista O Empresário 21/12/2011